Casa do Proposto e seus Jardins
Elementos | |
---|---|
Casa do Proposto e seus Jardins Rua de S. Gonçalo (terreiro em frente) | ![]() |
- Diretório
- Monumentos e museus
Casa do Proposto e seus Jardins
Casa armoriada de origens quinhentistas, localizada numa das principais artérias da cidade (em tempos a via de acesso à cidade de Braga), a Casa do Proposto contava com uma quinta de grandes proporções, que englobava os terrenos onde hoje se encontram construídos o Estádio D. Afonso Henriques, a Escola Secundária Francisco de Holanda e a Plataforma das Artes (antigo Mercado Municipal, autoria do Arquiteto Marques da Silva). Seria nestes terrenos que, mais tarde, seria rasgada a Av. Conde Margaride.
Corria o ano de 1747 quando a quinta do Proposto, propriedade rural situada nas imediações da cidade, foi adquirida por Pedro Bernardino Cardoso de Meneses Barreto, capitão-mor de Guimarães, fidalgo da Casa Real e Senhor do Morgado de Nespereira. Anos volvidos, é a sua bisneta, D. Maria do Carmo Cardoso de Meneses Barreto do Amaral, casada com João Machado Pinheiro Correia de Melo, 1º Visconde de Pindela, a herdeira desta Casa e do Morgadio. Será uma filha destes, Maria Amélia Cardoso de Meneses Barreto, e seu marido, Gaspar Lobo de Sousa Machado e Couros, Senhor da Casa de Santão, a tornar-se os primeiros Viscondes do Paço de Nespereira. Nascerá igualmente na Casa do Proposto o escritor e diplomata Bernardo Correia de Melo, secretário de D.Carlos I e 1º Conde de Arnoso.
A Casa encontra-se ainda hoje na posse da família.

Imóvel de Interesse Municipal
Decreto n.º 8/83, Diário da República, I Série, n.º 19, de 24-01-1983 (classifica como Valor Concelhio).
A classificação como Valor Concelhio foi convertida para Imóvel de Interesse Municipal nos termos do n.º 2 do art.º 112.º da Lei n.º 107/2001, publicada no Diário da República, I Série-A, N.º 209, de 8-09-2001.
Rua de S. Gonçalo (terreiro em frente)
4800 S. Paio, Guimarães