Igreja Velha de Santa Maria de Corvite
Elementos | |
---|---|
Igreja Velha de Santa Maria de Corvite Rua da Tulha Velha, 4805-338 Ponte | ![]() |
- Diretório
- Monumentos e museus
Igreja Velha de Santa Maria de Corvite
Inserido numa envolvente bucólica, de características vincadamente rurais, constituída por quintas, caminhos e cursos de água, o imóvel goza de uma localização privilegiada, a meia encosta sobranceira ao vale de Corvite e Prazins Sto. Tirso.
Ainda que os primeiros registos de uma igreja em Corvite dedicada a Santa Maria datem do séc. XIII , o atual edifício é dos sécs. XVI e XVII . Na construção das suas paredes exteriores é visível o aproveitamento de elementos de origem visigótica do anterior edifício.
O seu interior revela um magnífico conjunto de pinturas murais, postas a descoberto em 1988, após a remoção, para restauro, do retábulo-mor e de dois retábulos colaterais. Na parede fundeira da capela-mor aparece a representação da Virgem, rodeada de anjos, entronada e com o menino ao colo. A Virgem está ladeada pelas imagens de São Bráz e Santo Antão. Na parede lateral do lado do Evangelho, descobre-se parcialmente a figura de um monge, encoberta por camadas de cal. Já na nave, ladeando o arco cruzeiro, identificam-se, do lado de Evangelho, as representações de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Bárbara e, do lado da Epístola, o martírio de São Sebastião. O arco é encimando por um Calvário parcialmente encoberto por camadas de cal. As mesas de altar possuem vestígios de pintura mural.
Atualmente, a Igreja evidencia um avançado estado de degradação.

Imóvel de Interesse Público
Portaria nº 667/2012, Diário da República, 2ª série, nº 215, de 7/11/2012.
Rua da Tulha Velha,
4805-338 Ponte