Casa do Alto e Jardim Anexo
Elementos | |
---|---|
Casa do Alto e Jardim Anexo Lugar do Alto, 4800 Nespereira | ![]() |
- Diretório
- Monumentos e museus
Casa do Alto e Jardim Anexo
Implantada a meia encosta, numa parcela de terreno completamente arborizada, a Casa do Alto possui hoje uma localização privilegiada face à densificação construtiva de que a freguesia de Nespereira tem sido alvo nas últimas décadas.
Com origem numa estrutura construtiva semelhante à do Paço de Nespereira (em completa ruína), e contemporâneo deste, da construção inicial apenas restam o frontão do portal nobre e as ombreiras. São, contudo, testemunhos inequívocos das antigas residências aristocráticas que pontuaram este troço da paisagem minhota e que conheceu o seu apogeu durante os sécs. XV e XVI.
Adquirida por Raul Brandão na última década do séc. XIX, a casa foi alvo de intervenção arquitetónica, sendo transformada numa típica casa de quinta minhota do despontar do séc. XX. No piso térreo recuperavam-se as adegas, os lagares, entre outros espaços e, sobre estes, eram edificadas novas infraestruturas, mais consonantes com as exigências dos tempos. Executadas em granito da região, o acesso às recém-criadas zonas nobres fazia-se através de escadas de granito que desembocavam em alpendres.
Tal como o edifício habitacional, o jardim e tanques da Casa do Alto denotavam grande abandono até à sua aquisição e reabilitação efetuada pelo seu atual proprietário.

Imóvel de Interesse Público
Decreto nº 28/82, Diário da República, I Série, nº 47, de 26-02-1982.
Lugar do Alto,
4800 Nespereira