Casa dos Lobo Machado
Elementos | |
---|---|
Casa dos Lobo Machado Rua da Rainha D. Maria II, 4800-431 Guimarães | ![]() |
- Diretório
- Monumentos e museus
Casa dos Lobo Machado
Construída durante a segunda metade do séc. XVIII , a Casa dos Lobo Machado é o principal elemento de arquitetura civil barroca de Guimarães, tendo sido erigida no local onde, já anteriormente, se encontraria uma casa de grandes dimensões e denominada, nalguma documentação, como Paço. O alçado principal é formado por três pisos, sendo os dois primeiros originais e o terceiro posterior à obra inicial. No piso térreo, a porta de entrada nobre, que dá acesso a um hall com uma larga escadaria
de pedra, está ladeada por quatro janelas com frontões e molduras de trabalho mais simples. No segundo piso, que corresponde ao andar mais nobre da casa, cinco janelas de sacada, com molduras e frontões mais elaborados, dão acesso às varandas gradeadas. Encimando este conjunto, encontram-se as pedras de armas da família Lobo Macho, responsável pela construção deste edifício. O piso superior, recuado, e mais recente, possui igualmente janelas de sacada com molduras e frontões.
Em inícios do séc. XX, a Casa dos Lobo Machado foi adquirida pela Associação Comercial e Industrial de Guimarães, que a transformou na sua sede social. Após as obras de restauro e adaptação recentes, passou a albergar um Núcleo Arqueológico onde pode ser visto, com outros, um conjunto de peças cerâmicas que datam da Idade Média à época Contemporânea, entretanto encontrados durante os referidos trabalhos de reabilitação.

Imóvel de Interesse Público
Decreto n.º 129/77, Diário da República, I Série, n.º 226, de 29-09-1977.
Rua da Rainha D. Maria II,
4800-431 Guimarães