Igreja e Oratórios de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos
Elementos | |
---|---|
Igreja e Oratórios de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos Largo República do Brasil, 4810-446 Guimarães | ![]() |
- Diretório
- Monumentos e museus
Igreja e Oratórios de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos
Arquitetura religiosa barroca. Iniciada em 1769, a igreja de Nossa Senhora da Consolação será provavelmente a última obra concebida por André Soares (1720-1769).
Neste edifício, numa cenografia típica do estilo barroco, observa-se o dinamismo das torres, a forma curva da fachada principal, as linhas curvas da escadaria principal e as esculturas colocadas junto à fachada.
Em termos planimétricos, a planta da igreja é longitudinal, com nave única de ângulos côncavos e composta por uma capela-mor.
A atual escada remonta a meados do séc. XIX, sendo as balaustradas e esculturas de forte efeito cenográfico. No interior, destaca-se o retábulo e tribuna, da autoria do mestre entalhador José António da Cunha, adornados em talha e evidenciando a presença do estilo rococó.
A morte precoce de André Soares terá impedido que este desenhasse também o interior, embora o plano seguido pareça ter respeitado o projeto do arquiteto.
Os Oratórios, ou Passos, são pequenas capelas que compõe uma Via-Sacra, no interior das quais se podem ver figuras esculpidas em madeira policromada que representam os passos da Paixão de Cristo.

Imóvel de Interesse Público
Decreto n.º 45/93, Diário da República, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993.
Largo República do Brasil,
4810-446 Guimarães