Biblioteca Municipal Raul Brandão
Elementos | |
---|---|
Biblioteca Municipal Raul Brandão Largo Cónego José Maria Gomes | ![]() |
- Diretório
- Setor público e serviços
Biblioteca Municipal Raul Brandão
A atual Biblioteca Municipal Raul Brandão tem origens no Serviço de Bibliotecas e Apoio à Literatura da Fundação Calouste Gulbenkian, criado há cerca de 40 anos sob a direção de Branquinho da Fonseca. Em 1964, a direção do Círculo de Arte e Recreio (CAR) fez um pedido de apoio à Fundação Calouste Gulbenkian e em 1966 foi inaugurada a Biblioteca Fixa nº 127 da Fundação Calouste Gulbenkian na sede do CAR. Em 1975, esta Biblioteca é instalada no antigo edifício dos Paços do Concelho, mantendo-se aí até 1992.
Em maio de 1987 dá-se ênfase ao projeto de criação de uma Biblioteca Municipal há tanto desejada pela população, e tão necessário para todos aqueles que apreciam a leitura e um espaço de lazer. Este projeto indicava que a biblioteca se construísse sobre a “Casa dos Carneiro”, um edifício do séc. XIX, propriedade da família vimaranense SEMÃES, vindo posteriormente a pertencer à família CARNEIRO, situada em pleno centro histórico, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães.
A 7 de março de 1992, é inaugurada a Biblioteca Municipal Raul Brandão. O seu patrono foi um grande escritor e dramaturgo que viveu de 1886 a 1901 em Guimarães.

Largo Cónego José Maria Gomes
4800-419 Guimarães
Relacionados
-
Informação para o mapa Elementos Biblioteca Municipal Raul BrandãoLargo Cónego José Maria Gomes
4800-419 GuimarãespageDatas30 AbrilSextaNuno Meneses
Yellow Beanie
Localização - Geo ArtigoMoradaLargo Cónego José Maria Gomes
4800-419 Guimarães- Concertos
- Concertos