Artificialis
- Exposições

Artificialis
A Natureza das Imagens Latentes
Esta exposição coletiva propõe uma análise e interpretação sobre como a imagem, os modos de representação digitais e a Inteligência Artificial (IA) se tornaram, hoje, meios eleitos para a produção artística contemporânea e são apresentadas obras de 18—25 Research Studio, Bruno Figueiredo + Filipe Brandão, Guido Castagnoli, Mário Moura, Nuno Cera e Pedro Bandeira.
Artificialis: A Natureza das Imagens Latentes surgiu do interesse de um grupo de investigadores e artistas que têm debatido em torno do tema da representação digital e que integram a imagem digital no seu âmbito profissional e artístico, teórico e prático, através da experimentação das inovações tecnológicas, gerando pensamento crítico e explorando os limites da representação. A utilização da IA neste contexto tem levantado dúvidas ao longo das últimas décadas, mas a velocidade avassaladora da evolução desses meios traz atualmente inúmeras novas questões, menos rápidas a responder que essa evolução.
As obras apresentadas, na Galeria da Garagem Avenida, situam-se entre a criação de paisagens oníricas, na sua virtualização espacial, ou na manipulação da perceção temporal, trazendo reminiscências de memórias vividas ou por viver, ao mesmo tempo que propõem uma reflexão crítica sobre a estranheza e as implicações da própria utilização destes métodos e ferramentas digitais. A perspetiva é-nos trazida por autores que usam a imagem digital e a IA como meio de expressão em diversos campos: arquitetura, design, fotografia e artes gráficas, abordando vertentes críticas e de pesquisa de vanguarda no seu trabalho artístico. De referir ainda que a curadora da exposição, Paula Melâneo, bem como os participantes Pedro Bandeira, Luca Martinucci e Nuno Cera fazem parte da equipa curatorial responsável pela representação oficial portuguesa da Bienal de Arquitetura de Veneza, este ano, com o projecto Paraíso, hoje., uma leitura coletiva sobre a relação da arquitetura com a paisagem e o território português que será apresentada em maio, na bienal italiana.
A exposição pode ser visitada de 6 de fevereiro a 1 de março, de quarta a sexta, das 14h00 às 18h00 e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
A entrada é gratuita.
Programa de 5 fevereiro:
15h30 | Conferência com os participantes da exposição: Luca Martinucci (18—25 Research Studio); Guido Castagnoli; Mário Moura; Nuno Cera
16h40 | Debate com os autores dos textos do livro: Carlos Machado e Moura; Filipe Brandão; Isa Clara Neves; Joana Rafael; Vítor Alves Moderação: Susana Gaudêncio e Paula Melâneo
18h00 | Visita à exposição com curadora e artistas Lançamento do livro com os autores
-
- Organização
- Speak
- Co-produção
Lab2PT — EAAD/UM
Space Collectors - Apoio
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
-
-
--
Entrada gratuita C
- Direitos reservados
- Texto e Imagem
-
Avenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães