Orquestra de Guimarães e Solistas
Elementos | |
---|---|
Igreja de São Francisco Largo de São Francisco, 4810-429 Guimarães | ![]() |
- Concertos
Orquestra de Guimarães e Solistas
“STABAT MATER PERGOLESI“
21:30
SINOPSE
Do compositor Gustav Holst, mais conhecido pela escrita da Suite orquestral “Os Planetas “, ouviremos a St. Paul’s Suite para orquestra de cordas em quatro andamentos.
De Giovanni Battista Pergolesi, ouviremos o seu belíssimo Stabat Mater para Orquestra de Cordas, Soprano e Mezzo.
BIOGRAFIAS
Orquestra de Guimarães
A Orquestra de Guimarães é um projeto cultural, criado em 2014, pelo Município de Guimarães. Apresenta-se como uma medida ambiciosa e singular que pretende, com base na excelência, integrar e potenciar o talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral. Baseado nos fortes laços criados entre a comunidade e as artes performativas, este projeto visa a criação de uma rede artística de referência, salvaguardando assim dois fatores fundamentais para o sucesso: a sustentabilidade e a estabilidade.
Com a direção artística de Vítor Matos, a Orquestra de Guimarães promove atualmente cerca de sete residências artísticas anuais com uma programação inovadora, diversificada e abrangente. São ainda dignas de destaque as colaborações regulares com os diversos Festivais organizados na cidade tais como Guimarães Jazz, Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães ou WestWayLab, assim como, a organização anual do Guimarães Allegro.
José Eduardo Gomes
José Eduardo Gomes é maestro associado da Orquestra Clássica do Sul e maestro titular da Orquestra Clássica da FEUP. É Professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, onde exerce o cargo de maestro responsável pela Orquestra Sinfónica. Até Julho de 2018 foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro.
É laureado do Prémio Jovens Músicos (2º Prémio), onde recebeu também o prémio da orquestra. Foi semi-finalista no 1º Concorso Citta di Brescia Giancarlo Facchinetti (Itália).
Iniciou os seus estudos musicais no clarinete em Vila Nova de Famalicão, sua cidade natal. Mais tarde, continuou estudos na ARTAVE e ESMAE, onde se formou na classe do Prof. António Saiote, tendo recebido o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida. Posteriormente prosseguiu estudos na Haute École de Musique de Genève (Suíça), em direção de orquestra com Laurent Gay e em direção coral com Celso Antunes.
José Eduardo é membro fundador do "Quarteto Vintage" e do “Serenade Ensemble”.
Foi maestro principal da Orquestra de Câmara de Carouge (Suíça) e maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Opera (Porto).
Atuou nos mais destacados festivais de música em Portugal, tais como Dias da Música, Festival de Sintra, Festival PJM, Festival Cantabile.
Em 2018 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pela Cidade de Vila Nova de Famalicão.
PROGRAMA
St. Paul's Suite, op. 29 nº 2 (Holst)
Stabat Mater de G. B. Pergolesi
GUSTAV HOLST:
St. Paul’s Suite, op. 29 n.º 2
1. Giga: Vivace
2. Ostinato: Presto
3. Intermezzo: Andante con moto
4. Finale (The Dargason): Allegro
GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI:
Stabat Mater
1."Stabat Mater Dolorosa" - Grave: dueto
2."Cujus animam gementem" - Andante amoroso: ária soprano
3."O quam tristis et afflicta" - Larghetto: dueto
4."Quae moerebat et dolebat" – Allegro: ária contralto
5."Quis est homo" – Largo: dueto
—"Pro peccatis suae gentis", Allegro
6."Vidit suum dulcem natum" - Tempo giusto: ária soprano
7."Eja mater fons amoris" – Andantino: ária contralto
8."Fac ut ardeat cor meum" – Allegro: dueto
9."Sancta mater, istud agas" - Tempo giusto: dueto
10."Fac ut portem Christi mortem" - Largo: ária contralto
11."Inflammatus et accensus" - Allegro ma non troppo: dueto
12."Quando corpus morietur" - Largo assai: dueto
—"Amen..." - Presto assai
NOTAS AO PROGRAMA
Gustav Theodore Holst (1874 –1934), compositor inglês, é hoje principalmente recordado pela sua suite orquestral The Planets (Os Planetas), apesar de ter escrito uma numerosa obra espalhada pelos mais variados géneros. O seu estilo de composição, naturalmente, variou ao longo da vida, tendo sido cruciais na fase de juventude as obras de Richard Wagner e Richard Strauss. O movimento de revisitação da canção popular inglesa que se deu nos inícios do século XX, bem como o surgimento de compositores como Maurice Ravel, levaram-no a desenvolver depois um estilo mais alargado. Estudou no Royal College of Music com Charles Villiers Stanford, foi amigo de Ralph Vaughan William, foi trombonista profissional e professor.
Foi a atividade pedagógica que lhe inspirou a escrita da St. Paul’s Suite para orquestra de cordas. Foi este de facto o primeiro fruto da sua associação com a St. Paul’s Girl School de Londres, onde dirigiu e ensinou de 1905 até quase à sua morte, ocorrida em 1934. A um certo nível é pois uma peça funcional.
Nos quatro andamentos desta obra Holst assume-se quase como um subversor. Tudo se inicia com uma Giga (dança que nas suites é geralmente reservada para o final), à qual sucede um surpreendente Ostinato. A atmosfera muda radicalmente com o Intermezzo, andamento que incorpora uma melodia que o autor, curiosamente, tinha anotado durante umas férias na Argélia. O Finale, transcrição do quarto andamento da sua Suite nº 2 para orquestra militar, é uma série de variações sobre o tema popular “The Dargason”. Para esta Suite de St. Paul Gustav Holst acrescentou uma série de variações suplementares sobre o ultra-conhecido “Greensleeves”, terminando a obra exuberantemente.
O italiano Giovanni Battista Draghi (1710 –1736), conhecido como Giovanni Battista Pergolesi porque os pais tinham vindo de Pergole, na zona das Marche, foi compositor, violinista e organista. Morreu com apenas 26 anos. As suas mais conhecidas obras são a ópera La serva padrona e o Stabat mater que hoje ouviremos. Nasceu em Jesi (hoje Ancona) e depois de primeiros estudos na cidade natal foi para Nápoles em 1725 aprender com Gaetano Greco e Franesco Feo. Grande parte do seu trabalho seria depois escrito para patronos aristocratas como Ferdinando Colonna ou Domenico Marzio Carafa.
Pergolesi foi um dos mais importantes primeiros compositores de opera buffa (a representação da sua Serva padrona em Paris em 1752 provocou a célebre Querelle des Bouffons em que os franceses se dividiram ferozmente entre os defensores da música italiana e os da música nacional), mas salientou-se também na opera seria.
A sua produção religiosa inclui uma Missa e três versões do Salve Regina. Este seu Stabat Mater - para soprano e contralto solistas, violinos, viola e baixo-contínuo - foi composto em 1736 nas últimas semanas da vida. Pergolesi escreveu-o no período final da sua tuberculose no mosteiro franciscano de Pozzuoli, juntamente com um Salve regina. A lenda diz que o terminou mesmo antes de morrer. A obra, que se divide em 12 andamentos, foi composta para a confraternidade napolitana de Confraternita dei Cavalieri di San Luigi di Palazzo, a mesma que já encomendara o Stabat Mater a Alessandro Scarlatti.
É uma das mais famosas obras sacras de Pergolesi e teve uma popularidade imensa no seu tempo - foi a obra musical mais imprimida no decorrer do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau dizia que o primeiro andamento era "O mais perfeito e comovente dueto que saiu da pena de um compositor”. Muitos compositores adaptaram a obra, incluindo Giovanni Paesiello. A obra de Pergolesi foi também utilizada por Johann Sebastian Bach, que a reorquestrou e adaptou para um texto não-mariano na sua cantata Tilge, Höchster, meine Sünden, BWV 1083.
Houve também, obviamente, detratores diretos, como o célebre Padre Martini que em 1774 criticava no Stabat mater o estilo leve e operático, igual ao de La serva padrona.
Jorge Rodrigues.
-
- Ficha artística
- Soprano | Regina Freire
- Mezzo | Marta Magalhães
- Orquestra de Guimarães (Orquestra de Cordas)
Violino I | Nuno Meira,Raquel Queirós, Pedro Oliveira, Félix Duarte
Violino II | Ana Filipa Abreu,Joaquim Matos, Mara Silva,Joaquim Pereira
Viola | Emídio Ribeiro, Cristóvão Andrade
Violoncelo | Carina Albuquerque, Américo Martins
Contrabaixo | Joana Lopes
Òrgão /Positivo | Paula Peixoto
Maestro e Direção | José Eduardo Gomes
-
- Ficha técnica
- Classificação etária | M/6
- Duração aproximada | 60 min.
- Evento online
- Direitos reservados
- Texto e imagem
Largo de São Francisco,
4810-429 Guimarães