Luís Canário Rocha
- Diretório
- Perfis
Luís Canário Rocha
Luís Canário Rocha (n. 1986) é natural de Guimarães e fez a sua formação académica em pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A influência da Academia e dos métodos faz-se sentir no traço virtuoso, por um lado e, por outro, no processo de investigação experimental.
Ao longo dos últimos anos, tem vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos de forte influência neoexpressionista. Pertence a uma geração de artistas que aplica a aprendizagem da academia à intervenção urbana, devolvendo ao desenho e à construção do real, espaço privilegiado. Da rua e das linguagens de intervenção urbana, traz a paleta viva, as palavras (repletas de conotação social e política) que povoam o suporte e os temas.
A evolução que se tem verificado na obra de Luís Canário Rocha, nos últimos anos, revela-nos a adesão a uma das tendências da pós-modernidade artística: a dessacralização dos suportes, recorrendo aos reutilizáveis. Neste caso, destacam-se os trabalhos em e sobre madeira.
Assume-se como um artista recolector, que transporta para o seu universo artístico os pedaços de madeira que vai colecionando no seu dia a dia.
Com esses objetos vem também a carga social que transportam. O registo mundano, citadino, cru e descartado, de uma sociedade líquida que consome e se consome à velocidade da luz.
Expõe com regularidade desde 2007 quer em exposições coletivas como individuais.
Em 2019 assumiu as funções de diretor criativo da CARB -Cooperativa artística da Raia Beirã.
É membro fundador da Astronauta associação cultural, ao qual preside desde 2019 até á data.
Assume também as funções de cenógrafo da CARB e da Astronauta associação cultural.
O artista integra o GUIMARÃES PROJECT ROOM.
