Igor Gonçalves
- Diretório
- Perfis
Igor Gonçalves
Igor Gonçalves é artista plástico e músico. Completou o Curso Tecnológico de Artes e Ofícios (pintura/escultura) na Escola Secundária Martins Sarmento em Guimarães e frequentou a Licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e posteriormente a Licenciatura em Artes/BD/Ilustração na ESAP-Guimarães.
Estudou bateria com Hugo Danin, Filipe Monteiro, Francisco Lima e obteve formações pontuais com André Silva, Mário Gonçalves e Márito Marques.
A pintura e o desenho são estruturais na forma como imageticamente aborda a música. O sentido inverso é também parte integrante da sua obra, na medida em que a música desempenha um papel crucial na criação de novos temas na linguagem plástica.
Ao longo da sua atividade profissional participou em várias exposições coletivas e individuais. Destacam-se "É o fim?", 2016; “Facing Identity”, 2019 ; “Trees Outside Academy #3”, 2019; “Mon(s)tra” 2020; “Latejo”, 2020; “Trees Outside Academy #4” 2021.
No domínio da música, foi coautor na criação da sonoplastia de vários projetos multidisciplinares – “Fio Condutor”, Joana Antunes (2008); “Human Box”, Joana Antunes (2009); “O Vigilante Noturno”, Teatro da Didascália (2018). Participou como líder de naipe de percussão na projecto/orquestra “Operação Big Bang”, dirigida pelo maestro Tim Steiner, no âmbito da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
Tocou e gravou nos projetos musicais Egon (2012), Utter (2012-2013/2020), Paraguaii (2014-2017), Tyroliro (2020-), Turtle Race (2020-) entre outros. Compõe constantemente a solo para vários contextos. Criou, em 2019, a Drumbox, um espaço/projeto de aprendizagem e convívio focado na bateria, situado em Guimarães.
Desempenha funções como Produtor no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura.
Ocupa, juntamente com os Artistas Plásticos - André Pinto, Luis Canário Rocha e Zé Teibão - o Atelier da Madrôa.
O artista integra o GUIMARÃES PROJECT ROOM.
