Quarteto de Cordas de Guimarães
- Concertos
Quarteto de Cordas de Guimarães
com Ronaldo Rolim

Este programa que visa uma exploração do repertório para quarteto com piano de compositores portugueses, brasileiros e polacos fez parte de um importante projecto do Quarteto no ano de 2020. O projecto foi apresentado em concertos em Portugal e Polónia e foi apoiado pela Municipio de Guimarães, DGARTES e Ministério da Cultura Polaco. O pianista brasileiro Ronaldo Rolim foi o convidado especial deste projecto.
Neste vídeo, que foi gravado na Sala da Filarmónica de Czestochowa, na Polônia, o Quarteto apresentou três obras escritas no séc. XX que pretendem mostrar três linguagens diferentes.
Começando por Joly Braga Santos, um dos mais importantes compositores portugueses do século passado, temos uma obra de câmara que alude a um sinfonismo que o compositor tão bem usou nas suas obras de maior envergadura. Neste Quarteto, que é uma obra relativamente curta, escrita num só andamento com diversas seções contrastantes, podemos escutar uma escrita exuberante para todos os instrumentos, fazendo esquecer que apenas tocam quatro instrumentos e não uma orquestra sinfónica. Os elementos do folclore tradicional português, tão característico da sua obra, fazem-se também ouvir especialmente nas secções mais calmas. Em geral é uma obra cheia de energia e de uma exploração constante de extremos de dinâmica.
Henrique Oswald, compositor brasileiro de ascendência suíça, foi uma figura importante da cultura brasileira. A sua escrita nesta obra é muito influenciada pelas correntes europeias da época. Devido ao facto de ter estudado na europa e mais tarde feito trabalho diplomático neste continente, podem-se escutar claramente as influências dos compositores europeus dessa altura. Nesta obra as influências da música brasileira são também notórias em pequenos detalhes como a primeira variação do Tema e Variações (segundo andamento).
Zygmunt Noskowski escreveu este Quarteto com piano na primeira fase da sua carreira. É uma obra profundamente influenciada pelo romantismo da Europa central do final do séc XIX mas também tem uma influência eslava bastante clara, especialmente no último andamento que é baseado numa "krakowiak", uma dança da região de Cracóvia que é caracterizada por ritmos sincopados.
-
- Programa
- JOLY BRAGA SANTOS
Quarteto com piano em Ré
maior op. 26 (1957)
HENRIQUE OSWALD
Quarteto com piano em Sol
Maior op. 26
Allegro moderato
Andante con moto
Scherzo
Romanza
Molto AllegroZYGMUNT NOSKOWSKI
Quarteto com piano op. 8
Allegro con brio
Molto Andante cantabile
Moderato assai energico
Finale
-
- Ficha artística
- Quarteto de Cordas de Guimarães
Violino I | Emanuel Salvador
Viola | Emília Goch Salvador
Viloncelo | Filipe Quaresma
Piano | Ronaldo Rolim
- Ficha Técnica
- Produção Audiovisual, Captação e Edição de Vídeo e Captação e Edição de Áudio | Filarmónica de Czestochowa IM. Bronislawa Hubermana
- Fotografia e textos | Direitos reservados
Classificação etária | M/6
Duração aproximada | 60 min
Apoio
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Paço dos Duques de Bragança
Organização
Filarmónica de Czestochowa IM. Bronislawa Hubermana
Município de Guimarães
Filarmónica de Czestochowa IM. Bronislawa Hubermana