Concerto Folefest
- Comemoração do 21º aniversário - Guimarães, Património Mundial da Humanidade
- Concertos
Concerto Folefest
19:00
Os concertos Folefest no âmbito do programa "Garantir Cultura", têm como principal objetivo promover e divulgar o acordeão de concerto, criando um público e uma consequente fidelização a um instrumento que, nos últimos anos, tem conquistado as salas de concertos em Portugal. A amostra do repertório para acordeão é também um dos propósitos deste ciclo de concertos, onde serão apresentadas obras de diferentes géneros e estéticas musicais, escritas por compositores nacionais e estrangeiros.
PROGRAMA
José Pedro Fangueiro, acordeão solo
Paulo Jorge Ferreira Densus
Vladimir Zubitsky Partita Concertante nº1
I – Intrada
II – Allegro ma non tropo, molto ritmato
III – Aria
AffrettanDuo
Sofia Weffort, violino | Ronison Borba, acordeão
Maciej Zimk Sonata
I – Allegro Moderato
II – Adagio Espressivo
III – Allegro Vivace
Astor Piazzolla Le Grand Tango
Urban Ensemble
João Pedro Silva, saxofones | Pedro Santos, acordeão | Sofia Neide, contrabaixo
Paulo Jorge Ferreira Impetus
I – Moderato, con movimento
II – Largo, ma precipitado
III – Vivo, con spirito
Lino Guerreiro A Festa, O Dia a Dia, As Gentes
Pedro Iturralde Suite Hellénique
BIOGRAFIAS
José Pedro de Sousa Fangueiro é um acordeonista natural de Vila do Conde.
Atualmente, está a terminar a licenciatura na Escola Superior de Artes Aplicadas, onde estuda com o professor Paulo Jorge Ferreira.
Ao longo dos anos, frequentou cursos e Masterclasses com conceituados professores de toda a Europa, tais como, Claudio Jacomucci, Miloš Milivojević, Friedrich Lips, Veli Kujala, Owen Murray, Vincent Lhermet, Bjarke Mogensen, Gorka Hermosa, Viatcheslav Semionov e Franck Angelis.
Desde 2020 que é músico residente da Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, enquanto músico solista e como membro do Quartz Quintet.
Com este grupo, fez parte de residências artísticas promovidas pela Orquestra Filarmónica Portuguesa (2019) e Orquestra Sem Fronteiras (2020-2021).
AffrettanDuo
Sofia Weffort – violino
Ronison Borba – acordeão
Este duo iniciou seus estudos e desenvolvimento em música de câmara no ano de 2020 na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART-IPCB) sob a orientação do professor Paulo Jorge Ferreira. Formado por Sofia Weffort, aluna do terceiro ano da Licenciatura em violino, e por Ronison Borba, licenciado em acordeão, o duo tem apresentado um repertório original para a formação e de caracter inédito, tendo estreado em Portugal duas obras de compositores polacos, a Sonata de Maciej Zimka e a obra Rapido de Edward Sielicki. Em 2021, conquistaram o primeiro prémio na 14° edição do Concurso Folefest, na categoria música de câmara – nível superior.
O URBANensemble é formado por João Pedro Silva (saxofones), Pedro Santos (acordeão) e Sofia Neide (contrabaixo). Constitui-se como um veículo para (re) visitar algumas das mais relevantes “Paisagens Sonoras” do Folclore Urbano do Mundo, fazendo uma “Viagem” emocionante através de um repertório muito eclético, onde a improvisação e a interpretação se cruzam e complementam e a energia e prazer que desabrocha do palco se transformam num momento único de interação e partilha.
- Organização
Município de Guimarães -
Classificação etária | >6
Duração aprox. | 60 minEntrada | Livre, limitada à capacidade do espaço