Bonga
- Concertos

Bonga
23:00
BONGA
Bonga é um ícone vivo da cultura Angolana, referência incontornável do semba, música de onde partiu como compositor e vocalista para com um carisma, uma abertura de espírito herdeira do passado da rebita, da vibrância dos antigos Carnavais, da efervescência artística dos musseques de Luanda dos anos 50, edificar um património cultural e político fundamental na história dos últimos 40 anos de Angola e da diáspora africana lusófona. Nascido em 1943 em Porto de Kipiri, aos 23 tornou-se uma sensação do atletismo em Portugal ao serviço do Benfica. A partir de 1972 concentra-se unicamente na música, quando é descoberto o papel activo que desempenhava no trânsito de comunicações da resistência anti-fascista angolana e portuguesa, dado que podia viajar livremente devido ao seu estatuto de estrela desportiva, e no exílio forçado em Roterdão, grava o seminal “Angola 72”, com canções em língua quimbundo embargadas de nostalgia da sua terra e verve de denúncia firme, sob o signo do cancioneiro popular angolano e perfume da música cabo-verdiana. Ao longo do resto da década grava novos discos com novos colaboradores, muda-se para Paris e dá os primeiros passos em concertos nos Estados Unidos e Europa. Nos anos 80 decide reinventar-se, com a formação da banda Semba Masters, reunindo instrumentistas escolhidos a dedo para resistir contra a então tendência progressiva de desaparecimento da matriz tradicional do semba, tendo viajado e pisado palcos icónicos pelo mundo fora, do Apollo Theater no Harlem ao Olympia de Paris. Em Portugal, onde escolhe também passar a residir por alturas do LP “Reflexão”, é o primeiro artista africano a actuar a solo dois dias consecutivos no Coliseu dos Recreios, e o primeiro a arrecadar Discos de Ouro e de Platina pelo sucesso de vendas alcançado. Celebrados os seus 70 anos de vida em 2012, ano em que lançou o 30º álbum “Hora Kota”, coberto de afecto pelo manto do público inter-geracional que o segue ouvindo ou descobrindo, e coleccionando distinções institucionais e diplomáticas internacionais, é um privilégio poder ver e ouvir e dançar a uma actuação do Mestre, acompanhado por uma banda com guitarrista, baixista, acordeonista e baterista, em que Bonga pontifica em voz e dikanza.
- Organização
Revolve
Município de Guimarães
Parceiro Media
Antena3 - Bilhetes
O evento é gratuito. As pulseiras que darão acesso à viagem de teleférico entre Guimarães e a Montanha da Penha são distribuídas gratuitamente a partir das 15:00, na Tasca Expresso, e têm um número limitado.
Horário para levantamento das pulseiras
(Tasca Expresso)
15:00 às 17:00
Teleférico
A viagem com pulseira tem um custo especial de 1,50€ e o regresso à cidade terá de ser feito até às 19:30, hora de encerramento do teleférico.
Horários do Teleférico
Última viagem às 19:30Duração aprox.: 70 min.
Classificação etária: M/6