Rodrigo Leão - Live Act c/ Gabriel Gomes e António Jorge Gonçalves
- Bienal de Ilustração de Guimarães
- Concertos
Rodrigo Leão - Live Act c/ Gabriel Gomes e António Jorge Gonçalves
5ª Bienal de Ilustração de Guimarães
21h30
Espetáculo inaugural da 5ª Bienal de Ilustração de Guimarães - BIG recebe live act inédito com Rodrigo Leão e desenhos ao vivo de António Jorge Gonçaves
“Desenhar os sons com a luz dos dedos” é o mais recente projeto do músico e compositor Rodrigo Leão, o multi-instrumentalista Gabriel Gomes, com o ilustrador António Jorge Gonçalves. Esta fusão inédita da música e a ilustração digital ao vivo foi criada especialmente para a inauguração da 5ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães, que se inicia a 25 de outubro e termina a 31 de dezembro.
O espetáculo acontece no primeiro dia da BIG, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. Rodrigo Leão e Gabriel Gomes estreiam este novo projeto, em dueto, que contará com o desenho digital ao vivo de António Jorge Gonçalves. A música, com uma parte mais abstrata e eletrónica composta especialmente para este evento, terá também no alinhamento canções que Rodrigo Leão compôs para projetos como a "Sétima Legião", "Madredeus" ou "Os Poetas".
Durante o concerto, António Jorge Gonçalves desenhará numa mesa digitalizadora e, através do computador, o seu trabalho será projetado no espaço cenográfico. Seguindo um método de composição espontânea que permite integrar a inspiração do local, o espetáculo desenvolve-se em registo site-specific. O artista cria um fluxo de desenhos em permanente metamorfose: personagens, ambientes, pulsações. O suporte tecnológico (caneta digital+computador+projetor) permite que a invisibilidade do desenhador confira às imagens uma sensação de imaterialidade que se funde na perfeição com a música.
Os bilhetes estão à venda e custam entre 10 a 15 euros. Podem ser adquiridos online na BOL (link bilheteira) e nos balcões do Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória e Loja Oficina. Também disponíveis nas lojas: Fnac, Worten e El Corte Inglés.
Rodrigo Leão: «Este é um projeto novo que surgiu há cerca de um ano com oconvite do Tiago Manuel [diretor artístico da Bienal de Guimarães]. Ao fim de 40 anos a trabalharmos juntos e a partilharmos tantos palcos com os Sétima Legião, Os Poetas e os Madredeus, em boa hora surgiu este desafio artístico com o qual podemos colaborar em dupla, eu e o Gabriel Gomes. E, neste caso em particular, também com a participação do ilustrador António Jorge Gonçalves. O espetáculo é composto por duas partes (sem intervalo): uma mais etérea, abstrata e livre, com uma eletrónica muito discreta, notas maislongas, e uma segunda parte do espetáculo na qual iremos tocar temas da nossa autoria. Estamos de facto entusiasmados com o resultado final deste espetáculo».
António Jorge Gonçalves: «O espetáculo com o Rodrigo Leão e o Gabriel Gomes é um encontro entre o desenho e a música. Haverá ideias e conhecimento do alinhamento do que irá acontecer musicalmente, mas para mim haverá uma liberdade completa de estar a desenhar, a compor e a improvisar em tempo real consoante o que estiver a acontecer também com a presença do público, pela atmosfera. Gosto desse tipo de abertura, porque faz de cada espetáculo algo irrepetível. As pessoas que estão a ver o espetáculo estarão a ter também um contacto com aqueles desenhos que vão acontecer no mesmo momento que eu. Será uma viagem para ambos os lados. Também vejo muito esta minha atividade de desenho ao vivo como uma forma de música visual e, de alguma maneira, o meu lápis e os desenhos digitais que irão aparecendo em palco irão ser mais um instrumento só que em vez de ser musical, será visual».
Sobre a BIG
A diversidade de perfis e as obras selecionadas na 5ª edição da Bienal de Guimarães, que decorre entre 25 de outubro e 31 de dezembro, reforçam a missão deste evento na divulgação e promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas. O corpo artístico presente – 191 obras de 95 ilustradores nacionais e internacionais – poderá ser apreciado nas várias exposições patentes nos principais espaços culturais da cidade de Guimarães (mais informações neste link).
A BIG 2025 conta com uma vasta programação cultural e iniciativas que arrancam logo no primeiro dia do evento, 25 de outubro.
Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG): “Cristina Sampaio – A linha clara”, mostra com os trabalhos mais representativos da ilustradora (Prémio Carreira BIG 2025);
Palácio Vila Flor (CCVF): mostra dedicada aos concorrentes ao Prémio Nacional BIG 2025
Palacete de São Tiago: exposição de pintura de “Ilda David – Amor de Perdição”
Sociedade Martins Sarmento: exposição de cartazes de cinema – "Mão de ferro, luva de seda", em parceria com o Museu de Cinema de Melgaço Jean-Loup Passek.
Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA): exposição “Vai e brinca!” de Madalena Matoso.
Acontecerá ainda o Ciclo de palestras “A Teia da Ilustração” (21 e 28 de novembro e 12 de dezembro) dedicado à ilustração, destinado ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados. Estas palestras têm a curadoria de Tiago Manuel, artista plástico. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia neste link.
A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com a organização da cooperativa MOTOR - Produção Cultural. Esta iniciativa conta com a Direção Artística do artista plástico Tiago Manuel e de Rui Bandeira Ramos na Direção Técnica.
-
- Organização
- Município de Guimarães
- MOTOR - Produção Cultural
- Direção Artística
- Tiago Manuel
-
- Direção Técnica
- Rui Bandeira Ramos
- Direitos reservados
- Texto e imagem
- Direção Técnica