Exposição 'Chère Maman' - por Fabio Magara
Elementos | |
---|---|
Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento Rua Paio Galvão | ![]() |
- Eventos
Exposição "Chère Maman" - por Fabio Magara
A exposição "Chère Maman", do artista Fabio Magara, com curadoria de Alexia Alexandropoulou, inserida na 35ª Edição do Festival Encontros da Imagem, inaugura no dia 26 de setembro de 2025 (sexta-feira), às 17h00, na Sociedade Martins Sarmento.
A exposição estará patente até ao dia 2 de novembro de 2025, no seguinte horário: terça a domingo, das 10h00-12h30 e das 14h30-17h30.
"Chère Maman"
Sinopse da exposição:
Chère Maman (Querida mamã) é uma reconstrução poética da viagem de dois anos de Aboubacar «Buba» Diallo, que deixou a Costa do Marfim aos 15 anos em busca de um futuro melhor. Através de uma história imaginária dirigida à sua mãe, que nunca viu nada da sua odisseia, o projeto reconstitui o seu percurso migratório ao longo de milhares de quilómetros e várias fronteiras, utilizando cinco meios de transporte diferentes e arriscando a vida várias vezes. O projeto foi realizado no país onde Buba vive atualmente, e reúne memória e ficção, à medida que participa ativamente na reconstrução do seu passado fragmentado através de fotografias e palavras arquivadas. Utilizando uma linguagem visual híbrida, fotos de passaporte, arquivos pessoais, retratos, reportagens e cenas encenadas, a história transcende os estereótipos para promover uma conexão íntima e uma melhor compreensão da odisseia de Buba. Ao narrar a história de forma vívida, cria proximidade entre o observador e o itinerário do viajante. Chère Maman torna-se não apenas uma documentação da migração, mas uma aventura lírica e um ato de reivindicação, onde memórias e imagens revelam as faces invisíveis do deslocamento e da resiliência

Rua Paio Galvão
4814-509 Guimarães