Quem tem Medo da Flor do Campo?
- Concertos
Quem tem Medo da Flor do Campo?
Abril com Cantigas do Maio
21:30
“Quem tem medo da Flor do Campo?” parte de três mulheres do Vale do Ave: Rosa Martelona, Virgínia de Moura e Rosinda Teixeira. As vidas destas três minhotas cruzam-se neste poema visual como uma homenagem, ou, um tributo à força de resistir contra um sistema opressor sobre as mulheres (do passado e do presente). Sobre a operária Rosa Martelona pouco se sabe, mas a sua coragem ao se insurgir contra a direção de uma fábrica têxtil, ainda antes da Marcha da Fome dos anos 40, por não haver pão para ninguém, é suficiente para que não a deixemos cair no esquecimento. Naquele tempo, agarrar um diretor pelos colarinhos, ameaçando-o de ficar sem algumas partes do seu corpo, condenou-a a três meses de prisão. Virgínia de Moura, um dos maiores símbolos da resistência anti-fascista portuguesa, teve toda a sua vida marcada por perseguições, prisões e tortura pela então Polícia Internacional e de Defesa do Estado. É tão vasta a sua história que não caberia nesta sinopse. Contudo, é de salientar que nunca deixou de lutar e, talvez mais importante, nunca deixou de sorrir. Por último, Rosinda Teixeira, a mais triste história da cobardia da rede bombista de extrema-direita pós-25 de Abril. Foi morta num atentado à bomba na madrugada de 21 de maio de 1976. Rosinda foi vítima de um sistema feudal que não era capaz de aceitar a democracia e o direito dos trabalhadores reivindicarem por melhores condições de trabalho. As três mulheres do passado do Vale do Ave, formam uma trindade de Luta, Força e Liberdade; e devem ser lembradas para inspirarem as gerações do presente e do futuro.
O TetrAcord’Ensemble nasceu em Guimarães e é constituído por Sandra Azevedo [soprano], Marisa Oliveira [contralto], Leonel Gomes [tenor], Guilherme Moreira [baixo] e Simão Neto [piano]. Formado em 2016, este ensemble caracteriza-se pela sua versatilidade e irreverência na escolha de repertório, que abrange géneros muito distintos, o que lhe tem permitido atuar nos mais diversos e referenciados palcos a nível nacional.
Fez a sua estreia em concerto no âmbito da Programação Cultural de Verão do Município de Guimarães, coincidindo com a inauguração de uma nova praça no Centro Histórico - Largo de Donães. Desde então, vem sendo convidado a participar nos mais diversos festivais nacionais e internacionais, tais como: “Anima-te”; “Brasilianisches Kulturfestival”; “Caminhos da Natureza”; “Courage Club”; “Festival de Música de Cabeceiras de Basto”; “Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães”; “Guimarães Allegro”; “Karma is not a fest”; “Mucho Flow”; “Os Clássicos vão ao Interior”; “Sons no Património”; “ZigurFest”; entre outros.
Na Cidade Berço destacam-se várias apresentações em público, nomeadamente nas Festas da Cidade e Gualterianas, na Sessão Solene Evocativa do “Dia da Liberdade” pelas Comemorações do 25 de Abril, nas Comemorações do 20.º Aniversário da Elevação de Guimarães a Património Cultural da Humanidade, na Cerimónia de Abertura da 50.ª Edição do Rally de Portugal e na Gala Conquistadores Centenário realizada no âmbito das Comemorações do 100.º Aniversário do Vitória Sport Clube. Integrou os projetos “Sons da Liberdade”, “Tutti all’Opera” e “Via Crucis – Iter Humanitatis”, onde assumiu um papel de evidência. Enquanto agrupamento solista colaborou com a Banda Musical de Caldas das Taipas e com a Banda Musical de Pevidém, sob a direção dos maestros Charles Piairo Gomes e Vasco Silva de Faria. Teve uma participação especial no disco de Dada Garbeck, “The Ever Coming – Vox Humana”, editado pela Discos de Platão.
No domínio da ação social, organizou um Concerto Solidário de Natal a favor do Programa “Guimarães Acolhe” e participou nas Galas Solidárias “Guimarães de Mãos Dadas” e “HeArts in Action”. Em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Braga, protagonizou um Concerto Solidário integrado na Semana Nacional Cáritas. Alguns dos seus trabalhos foram já difundidos pela Antena 3, Porto Canal e Rádio e Televisão de Portugal (RTP).
Recentemente fez a sua estreia internacional em Itália, com a participação na Audiênci Geral presidida pelo Santo Padre, Papa Francisco, na Praça de São Pedro – Vaticano, contando com performances na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, e na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

-
- Coorganização
Município de Guimarães
Centro Infantil e Cultural Popular
Cineclube de Guimarães
Círculo de Arte e Recreio
Convívio – Associação Cultural e Recreativa
Sociedade Martins Sarmento -
Parceiros
A Oficina - Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães, Ciprl
Assembleia Municipal de Guimarães
Banda Musical de Caldas das Taipas
Fundação Mário Soares e Maria Barroso
OSMUSIKÉ - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda
Sociedade Musical de Pevidém
- Coorganização
-
-
Ficha Artística
TetrAcord’Ensemble - Direção Artística
Hugo Pereira - Direção Musical
Rui Souza - Composição Musical
Pedro Bastos - Texto original
Guilherme Moreira; Leonel Gomes; Marisa Oliveira; Sandra Azevedo - Voz
Simão Neto - Piano
Coro Comunitário - Voz
Inês Lago - Performance Vocal - Entrada | Livre
Classificação etária | > 6
Duração aproximada | 60 minutos
- Direitos reservados
- Texto e Imagem
-
Avenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães