Orquestra de Guimarães • Coro Viana Vocale
| Elementos | |
|---|---|
Igreja de São Francisco Largo de São Francisco, 4810-429 Guimarães |
- Concertos

- Da Quaresma à Páscoa

Orquestra de Guimarães • Coro Viana Vocale
Festival Internacional de Música Religiosa
21:30
Programa
Sinfonia nº 2, em Si bemol maior, op. 52 “Lobgesang” - Félix Mendelssohn
I. Sinfonia
Maestoso con moto
Allegretto un poco agitato
Adagio religioso
2. Coro e Soprano: Alles, was Odem hat, lobe den Herrn!
3. Recitativo e Ária (T): Saget es, die ihr erlöst seid
4. Coro: Sagt es, die ihr erlöset seid
5. Dueto (S I-II) e Coro: Ich harrete des Herrn
6. Solo (T): Stricke des Todes hatten uns umfangen
7. Coro: Die Nacht ist vergangen
8. Coral: Nun danket alle Gott
9. Dueto (S e T): Drum sing‘ ich mit meinem Liede
I0. Coro Final: Ihr Völker, bringet her dem Herrn
Sinopse
“A Orquestra de Guimarães, dirigida pelo maestro Vítor Matos, terá mais uma vez a responsabilidade de encerrar o Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães. Depois de em anos anteriores ter apresentado grandes marcos do repertório coral-sinfónico, a orquestra volta a apostar numa obra cimeira do repertório religioso do período romântico: a imponente sinfonia “Lobgesang”, de Felix Mendelssohn, um impressionante monumento sinfónico com cantores solistas, coro e orquestra, que seguramente encerrará com chave de ouro mais uma edição do festival.”
César Viana
Orquestra de Guimarães
A Orquestra de Guimarães é um singular projeto cultural criado pela Município de Guimarães, com génese no ano de 2014, cujos principais objetivos assentam na integração e potencialização do talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contato com a prática musical orquestral sinfónica. Apesar da sua recente formação conta já com mais de uma centena de concertos realizados, assumindo-se paulatinamente pela qualidade das suas apresentações, as quais tem granjeado do diverso público os mais rasgados elogios.
Funcionando numa dinâmica de residências artísticas a Orquestra de Guimarães tem-se diferenciado pelo arrojo e excelência da sua programação, permitindo dotar Guimarães, num formato de sustentabilidade, de uma formação profissional residente com uma programação regular de música erudita de alto nível artístico. Dos inúmeros concertos realizados destacam-se o acompanhamento de solistas com reconhecidas carreiras internacionais como Pavel Gomziakov, Elisabete Matos, Alessandro Carbonare, Maté Sucz, entre outros, bem como a versatilidade demonstrada nas surpreendentes colaborações com Teresa Salgueiro, António Zambujo, Pedro Abrunhosa ou Miguel Araújo, passando pelas multifacetadas apresentações no âmbito do "Guimarães Jazz". No domínio da criação artística destaque para as surpreendentes versões encenadas do "Messias" de Händel ou da "Paixão Segundo S. João" de Bach, bem como as várias interações com o tecido associativo vimaranense.
Com direção artística do Maestro Vítor Matos, e tendo como programador Domingos Castro, a Orquestra de Guimarães é responsável pela programação anual do Festival "Guimarães Allegro", evento no qual se apresenta sob direção de conceituados maestros internacionais como: Daniel Stabrawa, Christoph Koncz, Cristóbal Soler, Maxim Rysanov entre outros, assumindo-se igualmente como um espaço de entrada de jovens instrumentistas no universo profissional, estabelecendo neste campo importantes sinergias com o Conservatório de Guimarães e a Universidade do Minho.
A Orquestra de Guimarães é por isso um eixo fundamental da política cultural do Município de Guimarães, desempenhando um papel preponderante no domínio da música erudita, afirmando-se como uma importante bandeira de um território e de uma sociedade capaz de gerar e fomentar cultura, a máxima expressão de "Guimarães Cidade de Cultura".
Vítor Matos
Vitor Hugo Ferreira de Matos (nascido em 1977), estudou nos Conservatórios de Música de Braga e do Porto, nas classes dos professores José Matos e Moreira Jorge, com quem concluiu o curso de clarinete.
Em 2001 obteve o diploma de Licenciatura na ESMAE. De 2001 a 2007, estudou com o clarinetista Alessandro Carbonare.
Tem realizado diversos recitais em Roma, a convite do Instituto Santo António dos Portugueses, interpretando várias obras em primeira audição, destacando-se o Concerto para Clarinete e Orquestra que o compositor Joaquim dos Santos lhe dedicou.
Como instrumentista colaborou com a Orquestra do Norte, Sinfonieta do Porto, Orquestra de Câmara Musicare, Filarmonia das Beiras e Gulbenkian. Apresentou-se a solo e em música de Câmara nos seguintes festivais internacionais de música: Encontros de Primavera-Guimarães, Póvoa de Varzim, Gaia, Cascais, Mateus, Toulouse e Música Viva. Estudou direção de orquestra com o Maestro Cesário Costa.
No campo da direção de orquestra tem dirigido diversas orquestras entre as quais Orquestra do Norte, Orquestra Estúdio, Orquestra de Câmara do Minho, Orquestra Académica da Universidade do Minho, Orquestra do Conservatório e Teatro de Kaiserslautern e, da Rádio Sul da Alemanha, interpretando obras do período barroco ao contemporâneo.
No campo da Opera, dirigiu o “O Pequeno Limpa Chaminés”, “Arca de Noé” de B. Britten e a “Carmen” de Bizet, todas elas produções nacionais. No campo operático, no âmbito da Guimarães Capital Europeia da Cultura, dirigiu a opera de Maurice Ravel, Les Enfants et Sortilege.
Teve o privilégio de dirigir solistas de prestígio tais como Patrizia Porgio, Peter Arnold, Ilya Grubert, Dora Rodrigues Luís Pipa, Pavel Gomziakov, Samuel Bastos, Elisabete Matos entre outros. Foi galardoado no âmbito de direcção de orquestra, por diversas vezes, destacando-se os prémios obtidos em Barcelona e em Roma (Prémios “Bachetta d’oro” para melhor maestro, “Bachetta de argento” como melhor interpretação). Em 2007, dirigiu a Orquestra da Escola Sinfónica de Madrid no âmbito dos Cursos de Especialização em Música Contemporânea e Direcção de Orquestra, na Universidade de Alcala de Henares (Madrid) com os maestros Arturo Tamayo e Jesus Lopez Coboz.
A experiência de ensino, inclui master classes em Guimarães (Cursos Internacionais), Escolas Profissionais de Música de Viana do Castelo e JOBRA, Madeira, Horschule de Kaisrslautern. Destacam-se na sua classe vários alunos premiados em Concursos Nacionais e Internacionais
Atualmente Vítor Matos é Professor Auxiliar do Departamento de Música da Escola de Artes e Humanidades da Universidade do Minho. É maestro titular da Orquestra de Guimarães.
Master em Direção de Orquestra e Doutorado pela Universidade de Évora em Música Musicologia- Interpretação.
Coro Viana Vocale
Com uma atividade regular desde 1997, o Coro VianaVocale da Academia de Música de Viana do Castelo conta presentemente com cerca de 70 cantores, atuando em formação sinfónica ou como grupo a cappella e interpretando, essencialmente, obras do reportório clássico e romântico, com destaque para a música sacra. Participou em projetos nacionais e internacionais de reconhecido interesse, não só em Portugal, como em Espanha e Itália. Destacam-se os concertos no XI Ciclo Ibérico de Música Sacra 2003, em Tui; Ciclo de Música Sacra Viana 2004, em Viana do Castelo; Festival Giovanile di Musica Sacra Note di Spiritualità, em 2006 e 2008, em Verona; em 2015, Festival Musical Juvenil, Itinerante e Intercultural “La via Dei Concerti” em Berceto, Cremona, Piacenza, Tione, Trento, Verona e na Expo Milão 2015. Desde outubro de 2010 tem vindo a participar no Festival de Outono, organizado pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho e, desde 2013, no Festival Internacional de Música Coral da Póvoa de Varzim. Em 2014 e 2016 esteve presente no II e IV Ciclo de Requiem de Coimbra. Colaborou em 2013 com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, sob direção do maestro Paul McCreesh, apresentando-se na Basílica de Mafra e em novembro de 2015 foi convidado a participar no 50 º aniversário dessa Fundação, em Lisboa.
No âmbito das comemorações dos 750 Anos da Fundação de Viana do Castelo, VianaVocale apresentou, em primeira audição mundial, Músicas de Villaiana - Coros Oceânicos, do compositor Cândido Lima, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, em 2009.
Em 2017, o Coro VianaVocale assinalou o seu 30º aniversário com a realização de um concerto coral sinfónico que integrou um Coro Participativo e a Orquestra da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), tendo interpretado o Requiem em Ré menor de W. A. Mozart, no Centro Cultural de Viana do Castelo, sob a direção do maestro Juliàn Lombana. Em 2018, integrado no ciclo de concertos do programa “Sente a história” organizado pela CIM, VianaVocale dinamizou a constituição de um coro intermunicipal para a interpretação da Missa Tango de Luís Bacalov, cujo concerto decorreu no mesmo local, com a participação da Orquestra ARTEAM e com direção de Ernst Schelle.
Destacamos, em 2013, o registo em edição discográfica da Primeira Cantata de Natal de Fernando Lopes-Graça, numa homenagem à liberdade e à cultura popular; e, em 2019, Lendas e Hino do Alto Minho, com canções originais dos compositores Afonso Alves, Carlos Azevedo, Eurico Carrapatoso, Fernando Lapa, Mário Laginha e Telmo Marques.
São vários os solistas de renome nacional e internacional, que têm partilhado o palco conjuntamente com o VianaVocale: Maria Ogueta, ana Sofia Vintena, Ana Maria Pinto, Ângela Alves, Magna Ferreira, Maria João Matos, Roberta Pozzer, Carla Caramujo, Ana Barros, Dora Rodriguez (sopranos), Deolinda Resende, Paula Morna Dória, Cátia Moreso (mezzo-soprano), Margarida Reis, Francesca Martinelli e Patrícia Quinta (contraltos), Vítor Lima (contratenor), Rui Taveira, João Martins, Fernando Guimarães, José Lourenço, João Terleira, Carlos Guilherme (tenores), Luís Filipe Marques, João Merino, Furio Zanasi, Armando Noguera, (barítonos), Rui Silva, Nuno Dias, José Luis Barreto (baixo), entre outros.
Já se apresentou com a Orquestra Sinfónica Casa da Música, Orquestra de Música Antiga da ESMAE, Orquestra da Universidade do Minho, Orquestra do Algarve, Orquestra ARTAVE e Orquestra da Escola Profissional Artística do Alto Minho.
Desde 2001, Vítor Lima é maestro titular do Coro
Vitor Lima
Iniciou os seus estudos como contratenor na Academia de Música de Viana do Castelo, com o professor Rui Taveira. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em canto com José Oliveira Lopes, MattiasGerchen, Max van Egmond, LorraineNubar, Jill Feeldman e ainda Lute Songs, com JakobLindberg. Como solista gravou “Stabat Mater” de Pergolesi para o programa "Sons da História", “Renacemento e Barroco”, com In Itinere, grupo de câmara da Universidade de Santiago de Compostela, e para a etiqueta Musicália o Cancioneiro de Elvas, com o qual obteve uma excelente crítica da revista Goldberg. Paralelamente ao canto, tem desenvolvido uma intensa atividade de direção coral.
Como diretor de coro gravou com o Coro VianaVocale a “Primeira Cantata do Natal para cantos tradicionais portugueses da Natividade” de Fernando Lopes Graça, e em 2019, com o coro de Câmara VianaVocale, Lendas do Alto Minho, no âmbito do projeto “Sente a História”, promovido pela CIM Alto Minho. É desde 2001 maestro titular do Coro da Academia de Música de Viana do Castelo, tendo estudado direção coral na Association British ChoralConducting (UK), com Peter Broadbent, Theeres Hibbard e Jo McNally. Mestre em Ensino da Música pela Universidade Católica do Porto. Galardoado como cidadão de Mérito, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Exerceu funções docentes na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e atualmente é professor no Conservatório Regional do Alto Minho - Academia de Música, na Escola Profissional Artística do Alto Minho e na Universidade do Minho em Braga.
-
- Organização
- Município de Guimarães
Parceiro
Sociedade Musical de GuimarãesParceiro Media
Rádio Renascença
-
- --
Classificação etária | M/6
Duração aprox. | 60 min
- Direitos reservados
- Texto e Imagem
- --
Largo de São Francisco,
4810-429 Guimarães