Coro Vilancico
Elementos | |
---|---|
Igreja das Domínicas Rua Dr. Bento Cardoso, 4810-422 Guimarães | ![]() |
- Concertos
- Da Quaresma à Páscoa
Coro Vilancico
Festival Internacional de Música Religiosa
21:30
Programa
Responsórios para o Ofício de Trevas de Sexta-Feira Santa, de D. Pedro de Cristo (estreia moderna)
Ficha Artística
Alexandra Henriques, Liliana Pina, Luísa Salamanca, Maria Ferrero - sopranos
Catarina Vieira, Esmeralda Lobo, Manuela Felgueiras, Maria José Nobre, Teresa Machado - tenores
Abílio Barros, Filipe Ribeiro, João Vasco Valadares, Manuel Fernandes - altos
Luís Santos, João Felgueiras, Pedro Arantes - baixos
Alexandre Gonçalves – Direção
Notas ao Programa
Ao longo dos séculos, o esplendor das liturgias assumiu contornos grandiosos, tendo-nos legado incontáveis obras de arte sacra, muitas custodiadas em arquivos, bibliotecas e museus, onde podem ser admiradas. Nos templos vimaranense, da mesma forma, era indispensável um cerimonial rico, em especial nos dias mais importantes do calendário litúrgico, como é o caso da Semana Santa. Contudo, se as obras de pintura, ourivesaria, arquitetura e paramentaria que subsistiram estão na sua maioria acessíveis ao público, a música permanece na sua maioria «sepultada» em arquivos e bibliotecas, a aguardar um aprofundado estudo musicológico para se conhecer as obras e os músicos, e recuperar a música sacra local do esquecimento.
Neste sentido, o Coro Vilancico faz de novo soar na cidade uma obra proveniente do Convento de Santa Clara de Guimarães, que subsiste num Livro de Coro na Biblioteca Nacional de Portugal (LC-57), alvo de um primeiro estudo, edição e gravação, e agora acessível ao público: trata-se de um conjunto de 9 Responsórios para o Ofício de Trevas de Sexta-Feira Santa, um dos mais importantes e expressivos da Semana Santa, da autoria do compositor crúzio D. Pedro de Cristo (c. 1550-1618). O seu carácter dolente, austero e bastante expressivo deixam antever a intensidade emocional deste Ofício litúrgico, assim como a qualidade da música e dos músicos que havia nas igrejas vimaranenses, património que urge recuperar e valorizar.
Coro Vilancico
Grupo de Música Antiga da Sociedade Musical de Guimarães
O coro Vilancico é uma formação coral a capella criado em 2004, no seio da Sociedade Musical de Guimarães, que se dedica ao estudo e interpretação de música antiga. Desde a sua fundação, o Coro tem realizado dezena de concertos em diversas localidades do Norte do País e da Galiza e colaborado em projetos como “Guimarães, Capital Europeia da Cultura”, “ Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães”, “Encontros de Música Coral” e “Guimarães Allegro”, além de promover intercâmbios com coros semelhantes portugueses e espanhóis. Fundado e dirigido originalmente por Domingos Salvador, é atualmente dirigido por Alexandre Gonçalves, e conta com 16 coralistas.
Alexandre Gonçalves (direção)
Alexandre Gonçalves iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Musical de Guimarães - Academia de Música Valentim Moreira de Sá, onde concluiu o curso secundário de música em 2016. Ingressou no Curso de Música-Ciências Musicais da Universidade do Minho, terminando a licenciatura em 2019 e o mestrado em Ensino de Música-Ciências Musicais em 2021 na mesma Universidade. Atualmente, é professor na Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães, e colabora com vários projetos de investigação e dinamização do património musical de Guimarães. Paralelamente, tem desenvolvido vários trabalhos com coros vimaranenses, tendo dirigido o Grupo Coral de Ponte. Desde 2023, dirige o Coro Vilancico, a convite da direção da SMG.

-
- Organização
- Município de Guimarães
Parceiro
Sociedade Musical de GuimarãesParceiro Media
Rádio Renascença
-
- --
Classificação etária | M/6
Duração aprox. | 60 min
- Direitos reservados
- Texto e Imagem
- --
Rua Dr. Bento Cardoso,
4810-422 Guimarães