Novenas
- Eventos
- Festas Nicolinas
Novenas
Festas Nicolinas
de 29 de novembro a 7 de dezembro
A Festividade de Nossa Senhora da Conceição (padroeira de Portugal a partir do reinado de D. João IV) era já celebrada em Guimarães desde 1329 com grande enraizamento popular, em consequência desse facto, no séc. XIV foi levantada a capelinha de Azurém ou de Nossa Senhora da Conceição de Fora, pois era "extramuros" da vila.
No Séc. XVIII existem notícias de uma Irmandade sediada na dita capelinha de que faziam parte Cónegos e Estudantes, herdeira de uma antiga confraria do século anterior.
Vem daí o empenhamento dos Estudantes na celebração dos nove dias que antecedem o 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição. Assistiam às novenas acompanhados dos coreiros da Colegiada e faziam-se acompanhar de bombos e caixas.
Desde o dia 29 de Novembro e durante mais oito dias, ao romper da aurora e ao "Toque da Novena" eles passavam por casa uns dos outros chamando-os a participar e a integrar a coluna que se dirigia à celebração daquele ato religioso. Chegados às imediações da Capelinha e para enganar o frio, iam-se entretendo, numa taberna vizinha, com uma malga de caldo d'unto.
O uso de abrilhantar as novenas com bombos e caixas era um costume antigo do povo da região a propósito de várias outras celebrações deste cariz.
"Pregões de São Nicolau - desde 1817 "

-
- Organização
- Comissão de Festas Nicolinas
-
- --
- Direitos reservados
- Texto e Imagem