Pinheiro
- Eventos
- Festas Nicolinas
Pinheiro
Festas Nicolinas
23:00
O Cortejo do Pinheiro, na noite de 29 de novembro, é a primeira manifestação da Festa Nicolina, quiçá a mais participada e mais querida, quer dos novos quer dos velhos estudantes quer ainda das populações: o mais belo pinheiro das nossas matas é levado sobre três carros típicos do Minho, puxado por belíssimas juntas de bois. Precede-o um outro carro com a representação de Minerva e seguem-no mais dois ou três carros ocupados por jovens foliões e exibindo cartazes de registo a acontecimentos "notáveis" da cidade. Na cauda seguia outrora a celebrada Banda dos Guises ou, em tempos mais recentes, uma fanfarra. Quando esta falha é substituída por uma Tertúlia de Nicolinos que se desmarcam da tremenda "orquestra" que faz a guarda avançada do cortejo. Contam-se centenas de caixas e dezenas de bombos que os Velhos percutem com inusitado arreganho, resultando do ritmo uma verdadeira trovoada! As raízes da Festa perdem-se no tempo e os instrumentos denunciam costumes celtas muito comuns ao Minho e Galiza.
Enquanto a caixa exige na execução uma boa dose de agilidade e ouvido, o bombo ou zabumba pede força e denodo, devendo resultar do conjunto um sincronismo perfeito ao mando do "Chefe de Bombos" que encabeça o cortejo e vê substituída a batuta por uma grande vassoura adornada de uma boneca e longas fitas. O sangue espicha das mãos que empunham a maçaneta e vai tingindo as peles violentamente percutidas, muitas das quais não resistem à fúria das pancadas!
Nos anos 50 os executantes rondavam a centena e a "orquestra" era facilmente controlada.
Na atualidade ultrapassam o milhar o que provoca um certo fracionamento e anarquia que dá ao Cortejo novas virtualidades: há uma certa emulação entre os grupos que desfilam ante os atentos "melómanos nicolinos" que os vão julgando e aplaudindo à medida que passam nas ruas apinhadas.
É com esta "Entrada do Pinheiro" na cidade de Guimarães que se iniciam as Festas Nicolinas, no dia 29 de Novembro de cada ano (há mais de 500 anos!).

-
- Organização
- Comissão de Festas Nicolinas
-
- --
- Direitos reservados
- Texto e Imagem