Padrão de D. João I
| Elementos | |
|---|---|
Padrão de D. João I Rua D. João I 4800 Guimarães |
- Diretório

- Monumentos e museus

Padrão de D. João I
Monumento do séc. XV, o Padrão de D. João I, na rua do mesmo nome, está situado junto da Capela de São Lázaro. Por aí ter existido um lazareto ou gafaria, é por vezes invocado como Padrão ou Cruzeiro de São Lázaro.
O Padrão de D. João I comemora a entrada em Guimarães de D. João I, aquando o cumprimento da promessa feita pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Rezam as crónicas que o monarca, descalço e rodeado pelo seu séquito, terá realizado uma romagem para cumprir o voto feito a Santa Maria de Guimarães, imagem venerada nas vésperas da contenda, em cuja Colegiada entregou parte de sua armadura de combate e alguns valiosos despojos tomados ao inimigo. Nesses despojos inclui-se um cordão em ouro com comprimento igual à distância que separa o padrão, então erguido, do já existente Padrão do Salado.
O Padrão, gótico flamejante, é constituído por um cruzeiro, composto por uma cruz com a figura de Cristo crucificado, de um lado, e com uma Senhora da Piedade, do outro. Está abrigado sob um alpendre quadrangular, composto por um entablamento de estilo dórico, apoiado em quatro pilares de fustes lisos, erguidos sobre uma base a que dão acesso vários degraus. Em 1843, e por se encontrar muito deteriorado, o padrão foi restaurado. Em 1863, durante obras de beneficiação na rua, que passa
a chamar-se Rua D. João I, o monumento é deslocado da sua colocação inicial. Na sua nova posição, os pilares posteriores passam a ocupar a zona dianteira do padrão.
Monumento Nacional
Decreto de 16-06-1910, Diário do Governo, n.º 136, de 23-06-1910.
Portaria publicada no Diário do Governo, II Série, n.º 195, de 21-08-1958 (ZEP).
Rua D. João I
4800 Guimarães