Miguel Xavier
- Diretório
- Perfis
Miguel Xavier
Miguel Xavier nasceu em Guimarães, em 1995.
O Fado chegou à sua vida muito cedo, pela mão da avó paterna.
Em 2015 conhece Miguel Amaral, que o desafia a participar no concurso “União das Freguesias de Lordelo d´Ouro e Massarelos”. Miguel Xavier fica em primeiro lugar.
No ano de 2017 apresenta-se na Casa da Música, num concerto a solo integrado no ciclo “Novos Valores do Fado”. No mesmo ano participa no Festival Caixa Alfama.
No ano seguinte edita o seu primeiro álbum “Miguel Xavier” e é convidado pelo Teatro Nacional São João para o apresentar integrado num espetáculo intitulado “Em fio breve coração”, com direção musical de Miguel Amaral e direção cénica de Nuno Carinhas. Recebe o Prémio Revelação 2018 pela Rádio Festival e apresenta-se ainda em Lisboa (Teatro Villaret e no Museu do Fado).
Por seu lado, Camané manifesta desde logo o seu interesse no fado de Miguel Xavier.
Em 2019, Miguel Xavier atua na programação de verão da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2020, edita novo single “Na esquina de ver o mar” escolhido por Camané e com intenção de assinalar o centenário de Amália Rodrigues. O videoclipe é filmado entre Guimarães e Lisboa.
Em outubro, participa na edição de 2020 do festival Sons no Património.
Em novembro, Miguel Xavier apresenta um espetáculo, só com repertório de Amália Rodrigues, nos Festivais de Outono da UA.
Para fechar o ano, regressa aos palcos para ingressar no elenco da mais recente encenação de Ricardo Pais “talvez…Monsanto” no TNSJ no Porto.
Para 2021 prepara o seu segundo álbum onde junta, entre outros, Mário Laginha, Filipe Raposo, "Peixe", Nuno Júdice, Gonçalo M. Tavares e Valter Hugo Mãe.
Relacionados
-
Informação para o mapa Elementos Museu Arqueológico da Sociedade Martins SarmentoRua Paio Galvão
4814-509 GuimarãespageDatas24 SetembroQuintaMiguel Xavier
Na esquina de ver o mar
Localização - Geo ArtigoMoradaRua Paio Galvão
4814-509 Guimarães- Concertos
- Concertos