Teatro Jordão | Garagem Avenida
- Diretório
- Equipamentos culturais
Teatro Jordão | Garagem Avenida
Inaugurado a 20 de novembro de 1938, o Teatro Jordão - assim é conhecido o edíficio que albergou ao longo da sua visda também o "Restaurante Jordão" no piso inferior, corresponde em termos programáticos ao típico dos Cineteatros, de que existem muitos e variados exemplos em todo o país, possibilitando a realização de peças teatrais para as companhias itinerantes que existiam à época, fornecendo sobretudo o espaço para o cinema, introduzindo um dos itens da "modernidade" em contextos urbanos muito incipientes.
A 12 de fevereiro de 2022, o Teatro Jordão e a Garagem Avenida reabrem ligados e com novas funções: como Escola de Artes, Escola de Música, com Sala de Espetáculos, Galeria de Exposições e Salas de Ensaio.
Aqui nasce a nova geração das artes, assente num projeto de memória e futuro, executado no sentido da preservação do património, no âmbito da reabilitação e da reconversão, não com uma lógica de preservação integral da realidade física e arquitetónica do edifício do Teatro Jordão e da Auto Garagem Avenida, mas antes assumindo como inevitável a sua transformação, alocando ao edifício um programa ligado conceptualmente àquele que foi adotado para a Zona de Couros.
O espaço é disponibilizado para funções e programas de caráter académico artístico e cultural, conferindo uma nova vitalidade e igual identidade e afetividade ao conjunto edificado composto pelo Edifício Jordão e pela Garagem Avenida, que, mantendo a de sala de espetáculos, ganham novas funções: escolas de Artes Performativas, de Artes Visuais e de Música onde estarão sedeados, respetivamente, da Universidade do Minho, os cursos de Teatro da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas e o curso de Artes Visuais da Escola de Arquitetura, Arte e Design e, da Sociedade Musical de Guimarães, o Conservatório de Guimarães.
ESCOLA DE TEATRO E ARTES PERFORMATIVAS
ESCOLA DE ARTES VISUAIS
ESCOLA DE MÚSICA
AUDITÓRIO
O novo programa contempla funcionalmente a Escola de Teatro e Artes Performativas, a Escola de Artes Visuais e a Escola de Música, ocupadas, respetivamente, pelo curso de Teatro e pelo curso de Artes Visuais da Universidade do Minho e pelo Conservatório de Guimarães.
O Auditório resultante da reconversão do Teatro Jordão destina-se às artes de palco e congressos. Desenhado como sala multifuncional, permite a sua reconfiguração e adaptação aos vários eventos, abrindo assim as suas portas à comunidade e devolvendo-o à cidade.
Quatro edifícios, com funções distintas:
. “Edifício Jordão” – Auditório Teatro Jordão, Escola de Teatro e Artes Performativas, Escola de Música, e Salas de Ensaio de Bandas de Garagem, equipamento pré-existente que retoma o seu funcionamento. Desenvolve-se em cinco pisos.
. “Garagem Avenida” – Escola de Artes Visuais, distribuída por quatro pisos, que disponibiliza espaços para atelier, salas de projeto e desenho, espaços administrativos, sala de apoio a docentes e galeria de exposições.
. Dois edifícios novos, um deles permitindo melhorar as condições de acesso às diversas valências e a segurança interna dos utentes e outro que completa as instalações da Escola de Artes Visuais, criando uma praceta interior.
Avenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães
Relacionados
-
pageDatas07 SetembroSábado15 DezembroDomingoHorário
Segunda a sexta-feira 10:00 – 18:00
"EMERGÊNCIAS" • Ensino Artístico e Criação Têxtil
Contextille 2024
Localização - Geo ArtigoMoradaAvenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães
- Contextile - Bienal de Arte Têxtil
- Exposições
-
pageDatas15 DezembroQuintaHorário
Sábado, 22 junho/2022, 21h30
This Penguin Can Fly
For All Our Hopes. For All Our Dreams
Localização - Geo ArtigoMoradaAvenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães
- Concertos
- Diretório
-
pageDatas04 OutubroSextaHorário
21:30
Julia Jacklin
Localização - Geo ArtigoMoradaAvenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães
- Concertos
-
pageDatas06 OutubroDomingoHorário
21:30
Julia Jacklin
Localização - Geo ArtigoMoradaAvenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães
- Concertos