A Astronauta - Associação Cultural
- Diretório
- Perfis
A Astronauta - Associação Cultural
A Astronauta - Associação Cultural é uma estrutura de criação e programação cultural, nascida em Guimarães em fevereiro de 2015.
Reúne um conjunto de artistas e outros agentes culturais ligados ao território mas com caminhos por outras paragens.
O coletivo atua no campo das artes do palco, destacando-se a vocação natural dos seus elementos para o teatro e para a música. Contudo, abraçou também o campo editorial, tendo já perto de uma dezenas de títulos publicados com o seu símbolo, e é estrutura de suporte em vários projetos no campo das artes plásticas e visuais ou mesmo da curadoria.
Em 2015 participou no NOC NOC com a performance “NEM ATA NEM DESATA”, que se realizou, ininterruptamente, ao longo das 29 horas de duração do festival. Na edição 2016, do NOC NOC, participou com uma performance em três atos e três dias, intitulada “PREC: 40 anos depois”, que antevia o espetáculo em estreia a 20 de outubro. Continua a colaborar com o NOC NOC e a apresentar vários dos seus espetáculos no âmbito do ExcentriCidade e de outros programas da Câmara Municipal de Guimarães.
Estreou o espetáculo de teatro “PREC no prato!”, integrado nos Festivais Gil Vicente e com estreia no dia 20 de outubro de 2016, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Estreou o espetáculo de teatro “Guernica ou a iconografia do fim da esperança”, integrado na Mostra de Amadores de Teatro de 2017, arrecadando o 2º lugar da Mostra e estreou o espetáculo de teatro “Palavras Hábeis – conversas poético performativas de intervenção e o julgamento de Sócrates nos intervalos”, integrado na Mostra de Amadores de Teatro de 2018, arrecadando o 1º lugar da Mostra.
Em cartaz, tem, ainda “Zeca e outros amigos”, um espetáculo musical a propósito dos 30 anos (aquando a sua criação) do desaparecimento de Zeca Afonso. A partir deste projeto, tem realizado espetáculos de homenagem a outras figuras de Abril e da Liberdade, como Sophia de Mello Breyner ou José Mário Branco. No 25 de abril de 2020 realizou em live streaming, a convite da Câmara Municipal de Guimarães, o espetáculo “Outros Palcos, Mais Liberdade” que contou com mais de 22 mil visualizações.
A Astronauta possui ainda selo de editora.
Das suas publicações fazem parte: catálogo raisonné de Miguel d’Alte (1954-2007) e o seu livro de escritos, da autoria de Helena Mendes Pereira, sendo também a entidade organizadora do ciclo de exposições retrospetivas sobre este pintor que decorreram por todo o país entre abril de 2016 e setembro de 2018.
No campo editorial conta já com mais títulos publicados, onde se incluem “Pequenos delitos do coração” e “apenas literatura e não outra coisa qualquer” de Helena Mendes Pereira, “Todos os dias ou não” de Tiago Simães, ainda livros sobre arte e artísticos.
Assumiu, também, o ciclo de exposições comemorativas dos 100 anos de nascimento do pintor António Sampaio (1916-1994) e tem produzido vários projetos de curadoria para a Fundação Bienal de Arte de Cerveira ou de várias exposições seu associado Luís Canário Rocha.
Relacionados
-
Informação para o mapa Elementos Centro Histórico de GuimarãesGuimarães
pageDatas24 SetembroQuintaAqui Viveu Portugal
A Astronauta – Associação Cultural
Localização - Geo ArtigoMoradaGuimarães
- Artes performativas
- Visitas