Da Quaresma à Páscoa 2023
- Da Quaresma à Páscoa
Da Quaresma à Páscoa 2023
A Paixão em Guimarães
Celebrações Religiosas
Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães
A Paixão em Guimarães
Trata-se de um percurso pelas igrejas, passos da Paixão e museus vimaranenses nos quais o visitante fica a conhecer um número significativo de peças de elevada qualidade artística, relacionadas com a Quaresma. Em cada igreja e museu poderá apreciar três peças do acervo dessas instituições, relacionadas com o tema da Paixão. Por cada museu ou igreja visitada será oferecido um marcador. Neste percurso de visita constam também quatro passos da Paixão que se encontram espalhados pela urbe vimaranense. São 18 locais diferentes, constituindo um itinerário pela cidade, que o visitante pode iniciar e terminar onde e quando quiser, entre os dias 24 de março e 08 de abril. Haverá alturas em que, por motivo das celebrações litúrgicas, o visitante poderá ser aconselhado a voltar mais tarde.
Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães
É parte da tradição da generalidade dos países ocidentais a programação de música religiosa no período pascal. Em Guimarães esta tradição é levada mais longe, sendo levado a cabo anualmente um Festival Internacional integralmente dedicado à Música Religiosa.
Na edição de 2023 é dedicada particular atenção à dimensão internacional do festival, sobretudo através da presença do agrupamento "Musica Antigua-Eduardo Paniagua", que interpretará Cantigas de Santa Maria, e do extraordinário virtuoso do piano Lev Vinocour, que apresentará um programa dedicado ao repertório de cariz religioso para piano solo de Franz Liszt.
O Ensemble Bonne Corde, um dos mais destacados grupos de música antiga portugueses, que é também uma referência relevante no panorama internacional, apresentará as recentemente descobertas "Lamentações para a Semana Santa" de Joseph-Hector Fiocco.
Por sua vez, os coletivos artísticos vimaranenses marcam igualmente forte presença na edição 2023 do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães (FIMRG). Assim, a Orquestra de Guimarães apresentará a versão original das "Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz", enquanto o Quarteto de Cordas de Guimarães poderá ser ouvido num programa que inclui música de Johann Sebastian Bach e do compositor contemporâneo Osvaldo Golijov.
A música portuguesa tem um lugar obrigatório na programação do festival e assim, além das já referidas Cantigas de Santa Maria, que são uma referência identitária dos países ibéricos, será também apresentado um recital pelo cravista Miguel Jalôto totalmente dedicado à obra de Manuel Rodrigues Coelho, havendo ainda lugar para a participação do Orfeão de Guimarães e do Orfeão da Coelima, que apresentarão polifonia portuguesa.
Por fim, numa outra dimensão do Festival, realce para uma mesa-redonda de reflexão e partilha sobre "Música e Espiritualidade", com participação de importantes nomes da musicologia portuguesa.
CÉSAR VIANA
- Organização geral
Município de Guimarães
Coorganização
Museu de Alberto SampaioParceiros
Arciprestado de Guimarães e Vizela
Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos
Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha
Irmandade do Príncipe dos Apóstolos de São Pedro
Lar de Santa Estefânia
Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Paróquia de Santa Marinha da Costa
Paróquia de São Paio e São Sebastião
Santa Casa da Misericórdia de Guimarães
Sociedade Martins Sarmento
Venerável Ordem Terceira de São Domingos
Venerável Ordem Terceira de São Francisco - Direitos reservados
Texto
Imagem