BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães
- Bienal de Ilustração de Guimarães
BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães
2023
-
Informação para o mapa Elementos Centro Internacional das Artes José de GuimarãesAv. Conde Margaride, 175
4810-535 GuimarãespageDatas21 OutubroSábado31 DezembroDomingoPrémio Carreira 2023 • Manuela Bacelar
4ª Bienal de Ilustração de Guimarães
Localização - Geo ArtigoMoradaAv. Conde Margaride, 175
4810-535 Guimarães -
Informação para o mapa Elementos Palácio Vila FlorAv. D. Afonso Henriques, 701
4810-431 GuimarãespageDatas21 OutubroSábado31 DezembroDomingoPrémio Nacional BIG
4ª Bienal de Ilustração de Guimarães
Localização - Geo ArtigoMoradaAv. D. Afonso Henriques, 701
4810-431 Guimarães -
pageDatas10 NovembroSextaHorário
10:30
Luís Afonso \ Cartoon
[A Teia da Ilustração]
4ª Bienal de Ilustração de Guimarães
Localização - Geo ArtigoMoradaAvenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães
- Conferências
- Conferências
-
pageDatas07 DezembroQuintaHorário
10:30
Marcos Farrajota \ de William Blake ao Black Metal - Apontamentos da evolução da BD independente
[A Teia da Ilustração]
4ª Bienal de Ilustração de Guimarães
Localização - Geo ArtigoMoradaAvenida D. Afonso Henriques,
4800 Guimarães
- Conferências
- Conferências
20 de outubro a 31 de dezembro 2023

A BIG - BIENAL DE ILUSTRAÇÃO DE GUIMARÃES é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães e da Motor - Produção Cultural, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, Crl., com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.
Ciclo de Palestras da BIG – A TEIA DA ILUSTRAÇÃO, com Mariana Rio, Luís Afonso e Marcos Farrajota
Na sua 4ª edição, a BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães convoca Mariana Rio, Luís Afonso e Marcos Farrajota para intervirem no Ciclo de Palestras – A TEIA DA ILUSTRAÇÃO.
A TEIA DA ILUSTRAÇÃO é um ciclo de palestras dedicadas à ilustração e destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados. A curadoria destas 3 palestras é de Tiago Manuel, artista plástico e Diretor Artístico da BIG.
A primeira palestra terá lugar na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, no dia 20 de outubro às 10h30. A ilustradora Mariana Rio, falar-nos-á do desafio da conceção de um Wimmelbook, um picturebook silencioso com múltiplas personagens e fios narrativos entrecruzados.
O conhecido cartoonista Luís Afonso, autor do Bartoon/ Jornal Público, coloca-nos duas questões: Desenhar com palavras ou escrever com desenhos? O cartoonista é artista ou jornalista? A palestra decorrerá no Teatro Jordão, dia 10 de novembro, às 10h30.
O editor de BD, Marcos Farrajota, falará sobre a gravidade da falta de cultura no campo da Banda Desenhada - de William Blake ao Black Metal - Apontamentos da evolução da BD independente, também no Teatro Jordão, dia 07 de dezembro, às 10h30.
A participação na A TEIA DA ILUSTRAÇÃO é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através de formulário próprio disponibilizado em https://big.guimaraes.pt
Disponibilidade de lugares até lotação máxima da sala.
****
Exposições
No período de 21 de outubro a 31 de dezembro de 2023, a Bienal de Ilustração de Guimarães promoverá exposições que poderão ser visitadas em diversos locais: Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Palácio Vila Flor (CCVF), Sociedade Martins Sarmento e Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA).
****
Prémio Carreira 2023
Manuela Bacelar
Manuela está em Paris em 1963. Assiste ao filme Sonhos de uma noite de Verão de Jiˇrí Trnka. A marca deste realizador de animação checo leva-a a Praga e a um curso de ilustração na UMPRUM – Escola Superior de Artes Aplicadas, onde Trnka é regente do curso. Sete anos na Checoslováquia mudarão o curso da sua vida e também o da ilustração portuguesa para crianças. Além da influência que as artes visuais do leste europeu imprimem na sua obra, Manuela adquire também uma consciência política e cívica temperada no contexto de uma escola cujo corpo docente era opositor a um opressivo regime comunista. Nascida em Coimbra, em 1943, Manuela vai fixar-se no Porto em 1971, de onde irradiará uma vasta obra de ilustração para crianças em livros, cartazes e filmes de animação.
A obra gráfica de Manuela, sobretudo no fecho da década de 80, tem a maior importância na evolução da edição para crianças em Portugal. Manuela reintroduziu uma qualidade pictórica e poética que andava arredada da ilustração para crianças desde os anos 60. A densidade matérica do seu trabalho, a dimensão onírica dos cenários, herança segura do curso de pintura na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis e da formação na Checoslováquia, marcariam um legado ser seguido por ilustradores da geração seguinte, como Teresa Lima, Henrique Cayatte ou André Letria. A inquietação gráfica de Manuela só tem paralelo com a obra da maior ilustradora da geração anterior, Maria Keil.
Em 1989 Manuela é surpreendida pela notícia de que vai ganhar o galardão mais importante da ilustração para crianças, a Maçã de Ouro da Bienal Internacional de Bratislava (hoje capital da Eslováquia). O prémio é atribuído às ilustrações do livro Silka, uma curiosa lenda nórdica que a escritora Ilse Losa, cúmplice habitual de Manuela, vai contar à sua maneira e para a qual Manuela fará belíssimas ilustrações que cosntituirão uma referência absoluta na sua obra. A Maçã terá um sabor amargo: Manuela não tem dinheiro para a viagem e o prémio será recebido por uma amiga. Silka ganhará ainda em Portugal o Prémio Gulbenkian de Ilustração, no ano seguinte.
Manuela ilustrou mais de 90 livros para crianças a que se podem juntar meia dúzia de manuais escolares e alguns raros livros orientados para o público adulto. Duas das suas obras mais célebres têm sido reeditadas ao longo dos anos. Em 2017, Os ovos misteriosos têm a sua 22.ª edição e AEIOU, História das cinco vogais, a sua 13.ª. A série Tobias continua a ser reimpressa regularmente. Tem obras traduzidas na França, Bélgica, Dinamarca, Líbano, Marrocos e Espanha
Inauguração
21 outubro 11h00
Local: CIAJG -Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Horário: Terça a Sexta 10h00 - 17h00 (últimas entradas às 16h40) / Sábado e Domingo 11h00 - 18h00 (últimas entradas às 17h30)
****
Prémio Nacional BIG
Exposição das obras selecionadas e vencedoras do Prémio Nacional BIG 2023.
O Prémio Nacional BIG é um concurso nacional dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais. A exposição mostra as 160 obras de 63 autores selecionados para este concurso.
Autores selecionados
Alex Gozblau, Ana Biscaia, Ana Rita Robalo, André Carrilho, André Letria, André Ruivo, Anna Bouza da Costa, António Jorge Gonçalves, Bárbara R., Bruno Ferraz, Carlo Giovani, Catarina Gomes, Catarina Sobral, Cátia Vidinhas, Cinara Paralta Pisco, Cláudia Salgueiro, Cristina Sampaio, Delfim Ruas, Diniz Conefrey, Duarte Carolino, Eduarda Lima, Emílio Remelhe, Eva Daninha, Eva Evita, Fedra Santos, Filipe Abranches, Gémeo Luís, Gonçalo Viana, Inês Oliveira, Inês Viegas Oliveira, Isabel Baraona, Joanna Latka, João Fazenda, João Maio Pinto, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Madalena Matoso, Mantraste, Maria João Worm, Maria Remédio, Mariana Rio, Marina Flor, Marta Madureira, Marta Nunes, Marta Ramírez Cores, Martina Manyà, Nicolae Negura, Nuno Saraiva, Paula Delecave, Pedro Cunha, Pierre Pratt, Rafaela Rodrigues, Renata Bueno, Ricardo Abreu, Rita Faia, Rui Vitorino Santos, Sara Boiça, Sérgio Condeço, Soraia Oliveira, Teresa Cortez, Tiago Albuquerque, Tiago M. e Yara Kono.
Inauguração
21 outubro 15h30
Patente até 31 de dezembro 2023
Local: Palácio Vila Flor
Horário: Terça a Sexta 10h00 - 17h00 / Sábado e Domingo 11h00 - 18h00 (última entrada às 17h30)
- Organização
Município de Guimarães
MOTOR - Produção Cultural, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, CRL. -
Parceiros
A Oficina - Centro de Artes Mesteres Tradicionais de Guimarães, Ciprl
Arco – Centro de Arte e Comunicação Visual
CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
Fundação Júlio Resende
IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave | Escola Superior de Design
Sociedade Martins Sarmento
Universidade do Minho | Escola de Arquitetura, Arte e Designe