Orquestra do Norte
- Concertos
Orquestra do Norte
Obras de Ludwig van Beethoven
17:00


Programa
Abertura “As Criaturas de Prometheus”, Op. 43 - Ludwig van Beethoven
Sinfonia nº. 6 em Fá Maior, Op. 68 “Pastoral” - Ludwig van Beethoven
I. Allegro ma non troppo (Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo)
II. Andante molto moto (Cena à beira de um regato)
III. Allegro (Dança campestre)
IV. Allegro (A tempestade)
V. Allegretto (Hino de ação de graças dos pastores, após a tempestade)
Diogo Costa
Nascido em 1989, Diogo Costa é um jovem maestro com experiência num vasto repertório musical que abrange desde a música antiga até à música contemporânea.
Entre os seus projectos recentes e futuros incluem-se os convites para a Hallé Orchestra e a Filarmónica da BBC em Manchester, a Orquestra Nacional de Gales da BBC, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Clássica de Espinho, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Banda Sinfónica da GNR, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a West European Studio Orchestra com a qual tem vindo a gravar em diversos estúdios, entre eles o lendário Abbey Road, em Londres.
Nutrindo um interesse especial pela Ópera, Diogo Costa tem vindo a trabalhar na produção de várias Óperas com alguns dos mais destacados encenadores e maestros. Em 2019, trabalhou como maestro assistente de Lorenzo Viotti na produção da Ópera Romeu e Julieta de Gounod, com a Orquestra e Coro Gulbenkian e, no mesmo ano, enquanto maestro assistente de David Azagra na produção da Ópera O Elixir do Amor de Donizetti no projecto “Opera Jóven” em Espanha. Em 2021 estreou-se enquanto maestro principal na produção da Ópera A médium de Menotti, no Operafest Lisboa, que recebeu as melhores críticas internacionais. Para além da ópera, tem vindo a trabalhar com músicos de Jazz de renome tais como Benny Golson, Perico Sambeat, John Ellis, China Moses, Isabella Lundgren e o Quinteto Belmondo.
Presença constante em diversos concursos internacionais, foi recentemente laureado no Prémio Jovens Músicos em Direção de Orquestra. Em 2020, foi finalista no Mackerras Fellowship da Ópera Nacional de Inglaterra e Semi-finalista na Siemens Hallé International Conducting Competition.
Iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música de Antas (Esposende), prosseguindo-os na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2010, começou os estudos em Direção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana, com o conceituado pedagogo Jean-Marc Burfin. Concluiu com distinção a pós-graduação no Royal Northern College of Music de Manchester (Inglaterra), onde frequentou o Mestrado em Direcção de Orquestra sob a orientação de Mark Heron e Clark Rundell. Aqui teve a oportunidade de trabalhar como maestro assistente de Juanjo Mena, John Storgårds e Sir Andrew Davis na Orquestra Filarmónica da BBC, e Vasily Petrenko na Orquestra Filarmónica Real de Liverpool. Em complemento, tem realizado masterclasses com Sir Mark Elder, Peter Eötvös, Martyn Brabbins, Douglas Bostock, Johannes Schlaefli, Jean-Sébastien Béreau e Emilio Pomàrico.
Actualmente é Director Artístico e Maestro da Banda de Música de Antas, com a qual tem vindo a conquistar diversos prémios dentro e fora do país, e professor de Orquestra na Escola Profissional Artística do Alto Minho.
Orquestra do Norte
A Orquestra do Norte, tutelada pela Associação Norte Cultural, desenvolve desde 1992 o seu projeto musical, tendo sido a primeira orquestra regional criada através de um concurso nacional promovido pelo governo português.
A ON foi pioneira no exercício de um projeto de descentralização cultural tendo ganho afirmação no meio musical e reconhecimento artístico a nível nacional e internacional.
Os seus objetivos primordiais passam pela criação de novos públicos através da oferta de programas musicais variados, adaptados à execução nos mais diversificados locais, desde importantes teatros e salas de concerto a espaços ao ar livre, salas de associações, escolas, igrejas, entre outros, conseguindo assim chegar a toda a população.
Ligação ao território; acesso à criação e à fruição da música erudita; dimensão intersectorial do trabalho orquestral; valorização da música e dos músicos; solidariedade, identidade e cidadania são as cinco linhas de orientação estratégica definidas na sua carta de missão.
A Orquestra do Norte conta com o apoio do Ministério da Cultura, tendo-lhe sido atribuído o Estatuto de Orquestra Regional.
Desde outubro de 2018, a Orquestra do Norte tem a Direção Artística do Maestro Fernando Marinho.
ELENCO ON
Diretor Artístico – Fernando Marinho
I Violinos
Diogo Coelho
Mark Herendi
Natalia Konik
Jaime Usera
Graça Gandra
Mariana Lopes
II Violinos
Ana Tedim
Marta da Costa
Malgorzata Szymanska
Bernardo Barreira
Violas
Helena Leão
Teresa Fleming
Pedro Marques
Violoncelos
Rita Fernandes
Isabel Cupeiro López
Rozalliya Rashkova
Contrabaixos
Artur Senhor
Pedro Vasquinho
Flautas
Kayoko Minamino
Paula Soares
Oboés
Russell Tyler
Luís Matos
Clarinetes
Nuno Madureira
Cátia Rocha
Fagotes
Joaquim Teixeira
Adam Odoj
Trompas
Mário Reis
Roberto Sousa
Rebecca Holsinger
Trompetes
Carlos Ribeiro
Flávio Silva
Trombones
José Pereira
Jorge Freitas
Tímpanos e Percussão
José Afonso Sousa
-
- Organização
Município de Guimarães -
Apoio
Irmandade Nossa Senhora do Carmo da Penha
- Organização
-
- Ficha Técnica
- Classificação etária | M/6
Duração aproximada | 60 min - Direitos reservados
- Texto e Imagem