“Strela do dia” – Concerto Mariano | 2ª Sessão
- Concertos
“Strela do dia” – Concerto Mariano | 2ª Sessão
16h30
-
- Organização/Apoio
Município de Guimarães - Arquidiocese de Braga
Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira - Classificação etária: M/6
- Duração Aproximada: 60 minutos
- Organização/Apoio
-
- Ficha Técnica
- Direção Musical: Alexandre Gonçalves
- Direitos reservados
- Texto e Imagem
O concerto “Strela do dia” é uma celebração mariana que une fé, arte e emoção através da música sacra. Apresentado pelo Coro Vilancico e pelo organista Samuel Monteiro, sob a direção musical de Alexandre Gonçalves, este programa propõe um momento de contemplação e beleza, convidando o público a mergulhar na serenidade e espiritualidade da tradição mariana. Realiza-se na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, nos dias 25 de outubro às 21h30 e 26 de outubro às 16h30, e promete envolver todos os presentes numa atmosfera de harmonia e elevação espiritual.
O Coro Vilancico é um grupo de música antiga da Sociedade Musical de Guimarães, criado em 2004, que se dedica ao estudo e interpretação de repertório vocal antigo, apresentando-se em formato a cappella. Desde a sua fundação, o grupo tem realizado dezenas de concertos em várias localidades do Norte de Portugal e da Galiza, participando em projetos de destaque como “Guimarães, Capital Europeia da Cultura”, o Festival de Música Religiosa de Guimarães, os Encontros de Música Coral e o Guimarães Allegro. Fundado e inicialmente dirigido por Domingos Salvador, o Coro é atualmente dirigido por Alexandre Gonçalves e conta com 16 coralistas.
Samuel Monteiro – Órgão
Natural de Lisboa, Samuel Alexandre Monteiro iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos e prosseguiu a sua formação em órgão em diversas instituições, destacando-se a Universidade de Aveiro, onde concluiu a licenciatura e frequenta atualmente o mestrado em Ensino. Apresenta-se regularmente em concertos a solo e em conjunto, tendo participado em diversos festivais e ciclos de órgão em Portugal e no estrangeiro. É organista titular na Igreja da Sagrada Família da Praia da Barra e no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção de Vilas Boas, além de lecionar em várias escolas e conservatórios.
Alexandre Gonçalves – Direção Musical
Natural de Guimarães, Alexandre Gonçalves iniciou a sua formação musical na Sociedade Musical de Guimarães, onde hoje é professor. É licenciado e mestre em Ciências Musicais e Ensino da Música pela Universidade do Minho, e tem-se dedicado à investigação e dinamização do património musical vimaranense. Desde 2023, é o diretor do Coro Vilancico, com o qual tem desenvolvido um trabalho de aprofundamento artístico e de valorização da música coral antiga.
Direção Musical: Alexandre Gonçalves
Interpretação: Coro Vilancico e Samuel Monteiro
Organização: Arquidiocese de Braga / Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Apoio: Município de Guimarães
Local: Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães
Entrada: Livre (sujeita à limitação do espaço)
SESSÕES:
1º CONCERTO - Sábado, 25 de outubro, pelas 21h30;
2º CONCERTO - Domingo, 26 de outubro, pelas 16h30;