Singularidades de Guimarães: Periferia
- Eventos

Singularidades de Guimarães: Periferia
Ciclo de Conversas - Uncover 2026
11h e 16h
A ideia de uma urbe cultural está no centro da imagem da cidade do século XXI. As cidades deixaram de ser apenas motores de trabalho e serviços, ou espaços agregadores para quem vem de territórios mais afastados. São, cada vez mais, ecossistemas de pertença, criação e disputa.
Também as periferias se reconfiguram, deixando para trás os bairros urbanizados ao estilo favelado, social ou proletário, e afirmando-se como lugares de convivialidade alternativos aos centros gentrificados e massificados. É nesse vaivém entre pólos urbanos e semiurbanos que se redesenha a vida da cidade.
Para este sexto encontro, em conjunto com moradores, representantes de entidades culturais e de juntas de freguesia, desejamos conhecer a cidade através de dois pólos semiurbanos, significativos para compreendermos melhor uma Guimarães que se estende por vilas e freguesias em volta de um espaço urbano disperso. Começamos na Sociedade Musical de Pevidém, vila cultural e industrial, pêndulo entre o urbano e industrial que cresceu e uniu Guimarães a concelhos como Vizela ou Santo Tirso. E na segunda parte, rumamos à vila das Taipas, espaço social que oscila entre Guimarães e Braga, com uma forte identidade cultural.