Singularidades de Guimarães: Identidade
- Eventos

Singularidades de Guimarães: Identidade
Ciclo de Conversas - Uncover 2026
18h
As cidades estão em permanente construção e reinventam-se a partir das suas dinâmicas sociais, económicas e políticas. É nesse movimento contínuo, feito de decisões, conflitos, alianças e afetos, que se fortalece a identidade urbana e aquilo que alguns autores descrevem como uma “estrutura de sentimentos”.
A vida na cidade manifesta-se ainda nos quotidianos e nos rituais comunitários e também se constrói em rede, entre entidades culturais distintas, coproduções, parcerias que, em conjunto, compõem aquilo a que chamamos sistema cultural.
Neste quinto encontro, em que subimos a Montanha da Penha, do centro ao topo, para conversar em espaços tradicionais de convivialidade comunitária, partimos da convicção de que a cidade deve promover direitos humanos e cidadania, acolhendo pessoas e identidades na sua pluralidade. Vamos pensar a cidade como espaço de diversidade, inclusão e igualdade, onde a liberdade de ser e o respeito pelo outro se afirmam como pilares para uma convivência mais justa e orientada para o bem comum.