Quarteto de Cordas de Guimarães
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- Concertos
- Da Quaresma à Páscoa
- Festival Internacional de Música Religiosa
Quarteto de Cordas de Guimarães
Festival Internacional de Música Religiosa
21:30

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- Organização
- Município de Guimarães
Parceiro
Sociedade Musical de GuimarãesParceiro Media
Rádio Renascença
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Classificação etária | M/6
Duração aprox. | 60 min
- Direitos reservados
- Texto e Imagem
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Programa
Peteris Vasks
"The fruit of silence"
John Tavener
"Scatter roses over my tears"
Peteris Vasks
Quarteto de cordas n.5
Ficha Artística
Emanuel Salvador - violino
Inês Marques - violino
Emilia Goch Salvador - viola d´arco
Jed Barahal – violoncelo
Sinopse
O Quarteto de Cordas de Guimarães irá apresentar um programa de obras contemporâneas de intensa espiritualidade, mas que não é composto por obras religiosas no sentido mais estrito do termo. John Tavener, compositor inglês conhecido pela sua ligação à igreja ortodoxa, consegue transmitir de forma admirável na sua música instrumental o tipo de misticismo e contemplação presente nas suas obras vocais. As obras do compositor letão Peteris Vasks têm também essa qualidade espiritual, mesmo em géneros habitualmente considerados profanos, como o quarteto de cordas. (César Viana)
Quarteto de Cordas de Guimarães
O Quarteto de Cordas de Guimarães (QCG), fundado em 2016, é um projeto pioneiro de residência artística, que visa desenvolver uma oferta constante na área da música de câmara a partir da cidade de Guimarães. Assim, tendo como base uma série de concertos regulares na cidade e concelho de Guimarães, o QCG tem como principal objetivo a dinamização e descentralização da cultura, promovendo a cidade como plataforma de criação de cultural própria e servindo de embaixador cultural, tanto em Portugal como no estrangeiro. A forte identidade artística que o QCG tem vindo a desenvolver, aliada à criatividade da sua programação e alcance dos projectos que desenvolve, tem criado uma marca reconhecida tanto pela crítica especializada como pelo público.
Para além da temporada de concertos em Guimarães, o QCG apresentou-se em vários concertos no Festival Internacional de Música de Macau, no National Forum of Music em Wroclaw, na Filarmónica Bronislaw Huberman, Filarmónica de Kielce (Polónia), Museu Theodor- Zink em Kaiserslautern (Alemanha) e nos festivais Baltic Neopolis (Polónia), Musicales en Tricastin (França) e Varazdin Baroque Nights (Croácia).
Em 2019 o QCG fundou o Festival Guimarães Clássico que tem a dupla missão de dinamizar uma série de concertos ao lado de importantes artistas da cena internacional, tais como Vasko Vassilev, Roman Kim, Andriy Viytovych, George-Emmanuel Lazaridis, Konstantin Heidrich, para além de atrair jovens artistas em início de carreira para as masterclasses e concertos do festival. O Festival obteve em 2023 e 2024 apoio da Direção-Geral das Artes, o que facilitou um crescimento exponencial do mesmo.
O QCG apresenta-se regularmente ao lado de músicos de renome tais como o flautista Claudi Arimany, o pianista Ronaldo Rolim, a mezzo-soprano Wioletta Hebrowska-Klein ou o bandoneonista Marcelo Nisinman.
Emanuel Salvador
Violino I
Descrito pela revista The Strad como “um dos melhores violinistas Portugueses da sua geração”, conta com apresentações como solista, músico de câmara e concertino de orquestra em quatro continentes. Depois de terminar os seus estudos em Portugal, Emanuel prosseguiu os seus estudos em Londres, onde se formou na Guildhall School of Music and Drama e Royal College of Music. A sua carreira multifacetada leva-o a apresentações regulares a solo com várias orquestras, tais como, a Sinfónica de Brasília, Orquestra da Rádio Mexicana, Covent Garden Soloists e Rotterdam Ensemble, entre outras; apresentações em festivais, tais como International Spring Orchestra Festival (Malta), Ohrid Festival (Macedónia) ou Eternal Spring Chamber Music Festival (México). Da sua discografia constam gravações que têm sido aclamadas pela crítica tais como a gravação dos concertos de Karl Fiorini com a Sudecka Philharmonic, música de câmara com o Baltic Neopolis String Quartet ou Kinematic Ensemble.
Foi concertino da Orquestra do Norte de 2005 a 2014 e é desde 2015 concertino da Baltic Neopolis Chamber orchestra na Polónia. Como concertino convidado trabalha regularmente com a Orquestra Nacional de Espanha, Orquestra Nacional da Rádio Polaca, Orquestra Sinfónica do Principado das Astúrias, entre outras.
Inês Marques
Violino II
Inês Marques, nascida em 1997, iniciou os seus estudos de violino aos quatro anos na sua cidade natal, Guimarães, Portugal. Após concluir o ensino secundário na classe de Filipa Abreu, iniciou os seus estudos universitários com Ilya Grubert e Eliot Lawson em Braga, Portugal. Posteriormente, mudou-se para a Alemanha para estudar com Thomas Christian em Detmold e, mais tarde, com Daniel Sepec em Lübeck. Paralelamente aos seus estudos, teve a oportunidade de trabalhar com renomados violinistas como Carolin Widmann, Gerhard Schulz, Tomasz Tomaszewski, Vera Beths, Martin Funda, Igor Gruppmann e Timothy Summers.
Inês dedica o seu tempo profissional a apresentações orquestrais, de música de câmara e como solista. Iniciou a sua trajetória orquestral nas orquestras juvenis portuguesas. Aos 19 anos, foi admitida na Gustav Mahler Youth Orchestra e, três anos depois, tornou-se membro da Gustav Mahler Academy. Profissionalmente, atuou como concertino na Orquestra de Câmara Portuguesa, OWL Kammerphilharmonie Minden e Orquestra de Guimarães, colaborando com artistas como Sarah Christian, Shai Maestro, Noah Bendix-Balgley, Alexander Sitkovetsky, Stanley Dods, entre muitos outros.
A música de câmara ocupa um lugar significativo na vida musical de Inês. Heime Müller e o Quarteto Auryn desempenharam um papel crucial na sua formação em música de câmara. Apresentou-se em festivais como o Brahms Festival, Bolzano Festival Bozen, Voices Festival e Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, como membro do seu ensemble contemporâneo.
Estreou-se como solista aos 17 anos, interpretando o Concerto para Violino de Mendelssohn. Desde então, tem-se apresentado ocasionalmente como solista, tendo recentemente partilhado o palco com Daniel Stabrawa, antigo concertino da Filarmónica de Berlim, para interpretar os concertos duplos para violino de Vivaldi e Bach.
Atualmente, Inês atua como musicista de câmara freelancer, bem como membro da Symphonieorchester Vorarlberg e concertino regular da Detmolder Kammerorchester.
Emilia Goch Salvador
Viola d´arco
A violetista Emilia Goch formou-se com as melhores classificações na Academia de Música Ignacy Paderewski, de Poznan, onde estudou na classe de viola com Dominik Rutkowski. Colaborou tanto como solista e membro de orquestras de câmara com artistas de renome, tais como: Vasko Vassilev, Tomasz Tomaszewski, Daniel Rowland, Kevin Kenner, Roman Jabłoński ou Anna Maria Staśkiewicz. Em 2008, fundou a Baltic Neopolis Chamber Orchestra, que recentemente venceu o Grammy polaco para melhor álbum do ano. Apresenta-se desde então em inúmeros concertos de música de câmara na Polónia e estrangeiro.
Em 2013 liderou a secção de viola da Orquestra de Câmara da Deutsche Oper na sua tournée pela Coreia do Sul e em novembro de 2014 Emilia foi convidada pela Orquestra Covent Garden Soloists na sua tournée pelo Sudeste Asiático, em Singapura, Filipinas, Tailândia, Malásia e Vietnam.
Jed Barahal
Violoncelo
De origem norte-americana e residente em Portugal há quase 30 anos, Jed Barahal tem desenvolvido a sua carreira em três continentes como solista, em recital, e em música de câmara. Mestrado em música pela Yale University e licenciado pela Juilliard School de Nova Iorque, estudou com Harvey Shapiro, Lorne Munroe e Aldo Parisot, e frequentou master classes com Pierre Fournier, Paul Tortelier e Janos Starker. Possui um extenso repertório que abrange todos os estilos. Foi 1º violoncelo solo da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (Brasil), Orquestra do Capitólio de Toulouse (França), e da Régie Sinfonia do Porto, entre outros. Entre as suas gravações de CDs figuram obras de George Crumb, Carlos Azevedo, Jorge Peixinho, Astor Piazzolla e António Pinho Vargas. Em 2006 lançou um CD comemorativo com obras de Fernando Lopes Graça e Luís de Freitas Branco, com a pianista Christina Margotto, com quem mantém um duo há 24 anos. Com a Orquestra Raízes Ibéricas gravou em CD os concertos de Boccherini em ré (Numérica, 2007) e em sol (Numérica, 2011). Em 2018 realizou a integral das suites de Bach para violoncelo solo nos Concertos Abertos da Antena 2. É professor adjunto da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1993, e ministra com frequência seminários de violoncelo em várias escolas de música no país e no estrangeiro.
Rua Dr. Joaquim de Meira
4810 Guimarães