João Pedro Pais
- Concertos
João Pedro Pais
Acústico
21h30

-
- Organização
- Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
-
- Direitos reservados
- Texto e Imagem
João Pedro Pais em concerto de angariação de fundos para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição
João Pedro Pais atua no próximo dia 6 de dezembro, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, num espetáculo de angariação de fundos para a reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Conceição, um imóvel de Interesse Público que remonta ao século XVI.
“Improviso” é um concerto acústico e intimista, onde João Pedro Pais revisita as suas canções na forma mais simples, próxima da sua essência. No ano em que lançou o seu mais recente álbum de originais, Amigo Improvável, João Pedro Pais sobe ao palco para partilhar uma vida inteira dedicada à música. Com a energia contagiante e a maturidade artística que marcam a sua carreira, o artista promete uma noite de emoções fortes e cumplicidade com o público.
Os bilhetes para o concerto solidário de João Pedro Pais estão à venda na Bilheteira online (https://nsconceicao.bol.pt), lojas FNAC, bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Casa da Memória, Loja Oficina (Rua da Rainha) e Multiusos de Guimarães.
Restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, tem empreendido diversas iniciativas para viabilizar o projeto de conservação e restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição, no âmbito das quais será organizado, no dia 6 de dezembro, o concerto solidário com a participação de João Pedro Pais.
O padre Leonel Cunha, pároco de Nossa Senhora da Conceição, recorda que “diante de um cenário de abandono e degradação, havia duas vias possíveis: desistir ou dar vida a este espaço. Optámos pela segunda, mesmo que parecesse uma utopia”.
“Estamos quase a transformar esta utopia em realidade. A Capela de Nossa Senhora da Conceição está a entrar na sua última fase de restauro e continuamos a precisar de todos. Continuamos a precisar da mão aberta de cada um, do abraço de todos a este tesouro escondido na periferia da cidade. A quem já contribuiu e abraçou esta causa, o nosso muito obrigado”, afirma o sacerdote num video divulgado pela paróquia (disponível em https://bit.ly/pnsc-gmr).
A Capela de Nossa Senhora da Conceição é um património de Interesse Público que remonta ao século XVI. A romaria de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e as Novenas das seculares Festas Nicolinas são expressões culturais e religiosas intimamente ligadas à Capela de Nossa Senhora da Conceição que, de acordo com um pergaminho descoberto por Abade de Tagilde, estava construída, pelo menos, desde os inícios do século XVI.
“A dimensão e o custo da preservação da Capela obriga a um esforço permanente na angariação de meios para viabilizar todas as fases da reabilitação”, salienta o padre Leonel Cunha recordando que “a preservação e valorização do património tem sido possível com o apoio dos paroquianos, cidadãos em geral e diversas entidades públicas e privadas”.
Inicialmente foi promovida uma intervenção estrutural que contemplou a conservação e restauro dos telhados, paredes e soalhos, da torre sineira, da sacristia e do anexo com ligação à Capela, tendo iniciado posteriormente o restauro dos painéis de azulejos e dos altares (mor e laterais). A avultada fase inicial da obra contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, dos paroquianos e vimaranenses (particulares e entidades), dos Nicolinos e da própria Fábrica da Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Para concluir o processo de recuperação da Capela de Nossa Senhora da Conceição torna-se ainda necessário conservar e restaurar a tribuna, o órgão ibérico do século XVII e a talha dourada, entre outras intervenções de menor escala.