Guimarães Canta os Reis 2026
- Concertos

Guimarães Canta os Reis 2026
-
- Organização
- Município de Guimarães
-
- Direitos reservados
- Texto e imagem
GUIMARÃES CANTA OS REIS 2026
10 e 17 de janeiro 2026
A celebração do tradicional Dia de Reis, será assinalado com arruadas folclóricas que irão animar as ruas do centro histórico de Guimarães com música e cantares tradicionais. Ao longo da tarde do dia 10 e 17 de janeiro, diferentes grupos percorrem vários trajetos da cidade, trazendo a tradição às praças e às ruas por onde passam. A celebração culmina no Coreto do Jardim da Alameda, onde os grupos se reúnem para um encontro que será marcado pela partilha e pela celebração.
Na noite de dia 17 de janeiro, às 21h30, no Teatro Jordão, encerraremos as festividades natalícias com a apresentação do concerto “No Natal dos Reis” pelos Adiafa. O espetáculo apresenta um trabalho recentemente lançado, inspirado nos cantares tradicionais do ciclo natalício e dos reis, cruzando as sonoridades do cante alentejano com novas abordagens musicais. Entre os músicos está Manuel Oliveira, consagrado músico vimaranense, integrando um projeto que valoriza a tradição e o talento do território.
Ao cante acapella do grupo, que comemora 25 anos de existência, junta-se o piano de Carlos Garcia, a guitarra de Manuel de Oliveira e ao acordeão de João Frade numa exploração contemporânea refletida no recente álbum “Adiafa no Natal dos Reis”.
PROGRAMA
Dia 10
Horário: 15h00 | Local: Ruas da Cidade
- Grupo Folclórico e Etnográfico de Lordelo
Percurso: Largo Cónego José Maria Gomes – Coreto Jardim da Alameda
- Grupo Folclórico da Corredoura
Percurso: Largo da Mumadona – Coreto Jardim da Alameda
- Rancho Folclórico de S. Cipriano de Tabuadelo
Percurso: Plataforma das Artes – Coreto Jardim da Alameda
- Rancho Folclórico de Santo Estevão de Briteiros
Percurso: Largo dos Laranjais – Coreto Jardim da Alameda
DIA 17
Horário: 15h00 | Local: Ruas da Cidade
- Grupo Folclórico de Souto
Percurso: Largo Cónego José Maria Gomes – Coreto Jardim da Alameda
- Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Conde
Percurso: Largo da Mumadona – Coreto Jardim da Alameda
- Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém
Percurso: Plataforma das Artes – Coreto Jardim da Alameda
- Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande
Percurso: Largo dos Laranjais – Coreto Jardim da Alameda
- GFVP – Grupo Folclórico da Vila de Ponte
Percurso: Curtir Ciência – Coreto Jardim da Alameda
CONCERTO
- ADIAFA “No Natal dos Reis”
Horário: 21h30
Local: Teatro Jordão
"Guimarães Canta os Reis"
A iniciativa decorre, pela primeira vez, nos dias 10 e 17 de janeiro, envolvendo nove grupos folclóricos e etnográficos do concelho, num total de mais de 200 elementos. Os grupos percorrem as ruas da cidade interpretando cantares de reis e janeiras, devolvendo vida, som e tradição ao espaço público, com percursos que culminam no Coreto do Jardim da Alameda.
Sobre esta aposta, Isabel Ferreira, vereadora da Cultura do Município, reforçou que "houve essa preocupação, esse cuidado e esse interesse", sublinhando que o objetivo passa por "criar estas oportunidades para que, em determinados momentos importantes, se tragam novamente essas tradições", num trabalho que só faz sentido "em rede, em colaboração com as várias entidades, projeto a projeto".
Outro momento de particular relevância é o Convívio de Reis’26, marcado para o dia 13 de janeiro, no Multiusos de Guimarães, entre as 12h30 e as 17h00. Dirigida à população sénior do concelho, a iniciativa pretende proporcionar um momento de confraternização, celebração e animação, reforçando os laços comunitários e reconhecendo o papel da população sénior na vida do concelho.
Acessibilidade
À semelhança da programação de Natal, o Município de Guimarães mantém uma atenção especial às questões da acessibilidade, assegurando zonas reservadas para pessoas com mobilidade condicionada, instalações adaptadas, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e condições de estacionamento acessível.