GUICollective - 'Psalm XXI' | Homenagem a Steve Reich
- Concertos
GUICollective - "Psalm XXI" | Homenagem a Steve Reich
21h30



-
- Organização
- GUICollective
- Duração
- Aprox. 50 min
-
- Direção Artística
- Vítor Castro
- Direitos reservados
- Texto e imagem
O GUICollective sobe ao palco do CCVF para estrear o projeto Psalm XXI, uma viagem dedicada ao legado de Steve Reich, referência maior da música contemporânea. Considerado um dos maiores compositores do final do século XX e início do século XXI, o americano Steve Reich é um dos pioneiros do Minimalismo, corrente estética musical com origem na década de 60. A música de Reich, com clara influência de tradições africanas e asiáticas, é marcada por pequenos motivos, repetições rítmicas e harmonias em constante transformação. Com a direção artística de Vítor Castro, o GUICollective desta vez através de percussões, pianos e vozes, leva a palco algumas das obras mais emblemáticas de Steve Reich.
O Departamento de Percussão da Universidade do Minho participa também de forma especial no espetáculo. Esta é uma oportunidade imperdível para (re)descobrir a genialidade e influência deste compositor na música como a conhecemos hoje. Um espetáculo único, que promete cruzar ritmo, repetição e transformação harmónica, celebrando um dos criadores mais influentes dos últimos tempos.
Bilhetes disponíveis AQUI, ao preço único de 5€.
ALINHAMENTO
- Music for Pieces of Wood
- Quartet
- Know What is Above You
- Proverb
*Steve Reich
FICHA ARTÍSTICA
Vítor Castro - Direção Artística e Percussão
Nuno Miguel de Almeida - Direção Coral
João Braga Simões - Percussão
João Casimiro Almeida - Piano
Rui Braga Simões - Piano
Marta Martins - Soprano
Paulina Sá Machado - Soprano
Raquel Mendes - Soprano
Sandra Azevedo - Soprano
André Lacerda - Tenor
Tiago Sousa - Tenor
Fábio Saraiva - Percussão*
Filipe Abreu - Percussão*
Hugo Silva- Percussão*
Pedro Arrieche - Percussão*
Simão Veiga - Percussão*
*Alunos do Departamento de Percussão da Universidade do Minho
Sobre o GUICollective
O GUICollective é um ensemble residente em Guimarães, dedicado à interpretação e exploração de repertório dos séculos XX e XXI, com uma forte aposta na criação contemporânea e no cruzamento entre música, teatro, movimento e multimédia. Sob a direção artística de Vítor Castro, o ensemble que se diferencia pela sua formação versátil, procura construir pontes entre compositores e intérpretes, fomentar a criação de novas obras e desenvolver circuitos alternativos para a exploração da música contemporânea. Com diversos projectos já criados, participações em festivais nacionais e o lançamentos de um álbum, o coletivo tem vindo a afirmar-se como um dos principais impulsionadores da música contemporânea da região.