A Flor do Buriti
Elementos |
---|
Centro Cultural Vila Flor Av. D. Afonso Henriques, 701 |
- Cinema
A Flor do Buriti
Cineclube de Guimarães
21:15

-
- Organização
- Cineclube de Guimarães
http://cineclubeguimaraes.org/ - Ficha Técnica
Crowrã
de João Salaviza e Renée Nader Messora
Com Ilda Patpro Krahô
2023 | M/12 | 123 min. - Direitos reservados
- Texto e Imagem
Um drama que percorre três épocas da história do povo krahô, uma comunidade indígena que vive isolada no interior de uma floresta brasileira, através do olhar de uma menina. Aqui, o espectador testemunha a perseverança de um povo que luta pela preservação do seu modo de vida. A prática de ritos ancestrais próprios e a profunda conexão com a natureza transformam-se não apenas em formas de resistência mas também de sobrevivência.
“A Flor do Buriti” – cujo título faz referência à flor de um tipo de palmeira selvagem que cresce no território dos krahô – nasce de mais uma parceria entre o casal formado pelo português João Salaviza e a brasileira Renée Nader Messora que, em 2019, já tinha documentado a mesma comunidade no filme “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”.
Desde que se estreou no Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o Prémio de Elenco –, conquistou vários galardões, entre os quais o Prémio de melhor filme latino-americano, atribuído pela APIMA – Asociación de Productores Independientes, no festival Mar del Plata (Argentina); e o prémio de melhor longa-metragem na 64.º edição do Festival dei Popoli (Florença, Itália).
Av. D. Afonso Henriques, 701
4810-431 Guimarães