- Balcão Apoio à Criação
- Oportunidades
Carbono Zero, Cidades Infinitas
Open Call - Bairro C

ENQUADRAMENTO
Nas últimas décadas, Guimarães procurou alicerçar a sua visibilidade nacional e internacional num conjunto de projetos estratégicos, de médio e longo prazo, capazes de potenciar processos de regeneração urbana, valorização do património histórico edificado e potenciação do tecido de indústrias criativas, através de programação e criação contemporânea.
A atração de visitantes, a promoção da imagem da cidade, a melhoria das infraestruturas locais – recuperação dos equipamentos culturais e dos espaços urbanos centrais degradados –, o envolvimento da cidadania, juntamente com a mobilização da comunidade artística local, são aspetos com uma presença crescente nos programas das cidades contemporâneas, onde a criatividade e inovação se assumem como motores centrais da economia e sociedade.
Além da criação artística e cultural, no seu sentido amplo, ser um vetor central no desenvolvimento da cidade de Guimarães, é também importante a relação da cidade com a vertente académica e de produção de conhecimento nesta área. Como parte integrante do tecido cultural da cidade, a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e o Laboratório da Paisagem são parceiros naturais desta iniciativa.
O projeto BAIRRO C afirma-se como um espaço dinâmico de experimentação e criação, alicerçado nos pilares da Cultura, Criatividade, Conhecimento e Ciência. Funciona como um laboratório de inovação, onde os avanços tecnológicos se cruzam com novas formas de expressão artística.
Pretende, assim, criar novos mecanismos de interação entre a cidade, a produção artística e a comunidade, promovendo um território dinâmico, sustentável e interativo.
Com base nestas premissas, a Câmara Municipal de Guimarães apresenta uma OPEN CALL, destinada a selecionar trabalhos de reinterpretação territorial e programação cultural - através de sinalização, ocupação de praças públicas, instalações ou práticas artísticas relacionais, performativas, sociais e de mediação de espaço público, que se adequem à estratégia preconizada para o BAIRRO C, promovendo uma aproximação confiante entre criadores, público e comunidade.
CARBONO ZERO, CIDADES INFINITAS – OPEN CALL 2025
O Novo Bauhaus Europeu (NBE) é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo integrar os pilares da sustentabilidade, estética e inclusão no ambiente urbano, bem como no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. O NBE procura inspirar e promover novas formas de viver, refletir e projetar. Propõe uma abordagem e materiais que favorecem a transformação de edifícios, espaços (bairros, praças…) e formas de pensar. A característica distintiva do NBE reside na interação entre valores (sustentabilidade, estética e inclusão) e princípios de trabalho (processos participativos e abordagens transdisciplinares).
A edição deste ano tem como lugar de implementação o território geográfico do BAIRRO C. Trata-se de uma área ampla, composta por ruas tipicamente estreitas, muitas delas em calçada portuguesa, refletindo o traçado medieval da cidade. Os edifícios mantêm características da antiga indústria de curtumes, como fachadas em pedra, estruturas de madeira e algumas varandas de ferro forjado. Com a requalificação urbana, esta área tornou-se um polo cultural e educativo, com espaços ligados à Universidade do Minho, Universidade das Nações Unidas, Sociedade Musical de Guimarães, CIAJG (Centro Internacional de Artes José de Guimarães) e centros criativos como o CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura).
As propostas apresentadas devem centrar-se na especificidade local – considerando os aspetos espaciais, urbanos e arquitetónicos – e na sua capacidade de fomentar interação social e cultural. Paralelamente, é essencial que contribuam para os objetivos estratégicos da Capital Verde Europeia 2026, através de soluções sustentáveis que integrem práticas inovadoras e ambientalmente responsáveis.
As intervenções têm como objetivo fortalecer a ligação ao lugar, por meio de instalações artísticas originais, concebidas especificamente para o espaço e com uma durabilidade superior a 12 meses. Estas criações devem introduzir novas dinâmicas culturais e urbanas, visando incentivar o convívio e o lazer. Ao promover o encontro e a partilha de experiências, as propostas contribuem para uma vivência mais rica e participativa do espaço público. Paralelamente, a programação cultural associada às intervenções artísticas, deve valorizar a diversidade e estimular a reflexão crítica sobre o papel da arte na construção da cidade contemporânea.
CALENDÁRIO
Abertura da call: 09 de maio
Até 09 de junho: entrega de propostas
01 de julho: anúncio da proposta selecionada
Julho 2025 – setembro 2025: trabalho de criação e implementação da proposta selecionada
CONDIÇÕES FINANCEIRAS
A OPEN CALL prevê a atribuição de um montante máximo de 10.000 euros, por proposta selecionada.
Serão selecionadas 3 propostas.
A proposta apresentada deverá contemplar todos os custos associados ao projeto, assim como todas as condições de realização e implementação (estruturas, equipamentos, logística, meios a utilizar, recursos humanos, entre outros).
CANDIDATO(A)S
São admitidas propostas a título individual ou coletivo, de artistas, arquitetos, designers, educadores, mediadores, ou áreas equiparadas. Os proponentes poderão ser de qualquer nacionalidade, desde que incluam o território (em sentido lato) de Guimarães como um espaço de reflexão. Valorizam-se propostas de equipas multidisciplinares.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
As candidaturas devem ter como espaço de intervenção a área geográfica do BAIRRO C.
PROPOSTAS
As propostas à OPEN CALL devem ser enviadas em formato digital para cultura@cm-guimaraes.pt com o assunto “OPEN CALL / Nome Candidato” e devem incluir o Projeto Artístico e Anexos pertinentes para a sua análise.
A seleção será efetuada através das informações referidas no Projeto Artístico e Anexos.
As propostas devem ser enviadas em Português.
Projeto Artístico - Ficheiro em formato PDF, com o máximo de 10 pág. A4, até 10Mb
Toda a informação no documento:
Open Call 2025