Bairro C [Bairro da Criação]
- Eventos
Bairro C [Bairro da Criação]
Guimarães no desenvolvimento cultural criativo e comunitário
18:30
O Município de Guimarães, desde há uns anos a esta parte, tem desenvolvido um projeto multidisciplinar, com o objetivo de potenciar o espaço público como sala de estar de todos quantos a desfrutam e desejam estabelecer uma relação de proximidade, mais ampla e simbiótica. Nesse sentido, foi desenhado o projeto Bairro C, que pretende estruturar-se no território – ligação entre Zona de Couros, Caldeiroa e Avenida Conde Margaride – como um laboratório de ideias assente nos pilares da Cultura, Criatividade, Conhecimento, Ciência e Carbono Zero. Um espaço para inovação e experimentação, quer do ponto de vista tecnológico, quer de novas estéticas e linguagens artísticas, quer das políticas de sustentabilidade ambiental e neutralidade climática, oferecendo novas leituras sobre a relação entre a cidade, a criação artística e a comunidade.
No ciclo de maturação do projeto, várias ações foram projetadas, instigando a partilha de ideias e experiências.
A presente iniciativa assume como objetivo estratégico a construção de um corpo teórico pluridisciplinar capaz de refletir a cidade sobre diferentes perspetivas e linguagens. O Ciclo de Conversas, submetido ao tema “Governança, Financiamento e Criação“, colocará em debate alguns contributos vertidos na publicação e reflexões sobre a temática.
PROGRAMA
18h30
Lançamento da publicação “Guimarães C Visível”, Nº3
18h45
Ciclo de Conversas, submetido ao tema “Governança, Financiamento e Criação”
Palestrantes
Paulo Lopes Silva – Vereador do Pelouro da Cultura na CMG
António Cunha – Presidente da CCDR-N
Ricardo Rodrigues – Chefe de Divisão do Património Mundial e responsável técnico pela candidatura da extensão do título de Património Mundial da UNESCO a Couros
Susana Gaudêncio – Diretora da licenciatura em Artes Visuais na Escola de Arquitetura, Arte e Design

-
- Organização
- Município de Guimarães
-
- Ficha técnica
- evento com acesso gratuito, limitado à capacidade dos espaços
- Classificação etária: M/6
Duração aproximada: 50 min
Direitos reservados- Texto e imagem