V Jornadas Históricas
- Dia Um de Portugal

- Eventos

V Jornadas Históricas
Mumadona Dias e o paço condal do século X
10:00
-
- Organização
- Município de Guimarães
-
- --
- Direitos reservados
- Texto e Imagem
Mumadona Dias e o paço condal do século X
As Jornadas Históricas são um evento científico cujo objetivo é dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval e moderna.
Na sua quinta edição, que decorrerá no dia 15 de junho de 2024, sábado, as Jornadas incidirão sobre a figura de Mumadona Dias, dando a conhecer a sua relação com o território.
O olhar sobre o papel de Mumadona Dias, procura fazer justiça a uma figura feminina marcante na construção de Guimarães, e por consequência do Condado que deu origem ao Reino.
PROGRAMA
Pousada de Santa Marinha da Costa
10h00
Sessão oficial de abertura
Comissão Organizadora
Isabel Fernandes
Câmara Municipal de Guimarães
Paulo Lopes Silva
Vereador da Cultura
10h15
Apresentação da revista Afonsina IV 2023 – O Quotidiano na Idade Média
Antero Ferreira
Presidente da Sociedade Martins Sarmento
10h30
Conferência de abertura
"Experiências monásticas no Noroeste hispânico entre os séculos X e XI"
Luis Carlos Amaral
Docente do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, investigador do CITCEM-UP e membro do CEHR-UCP)
11h15
Coffee break
11h30
Comunicações
Elementos para a reconstituição arquitetónica e espacial nas fases 1 – 4 da Costa (Guimarães)
Manuel Luís Real
Investigador do CITCEM-FLUP e do IEM-Nova FCSH
Reconstituição diacrónica digital das zonas ocupadas pelo antigo paço condal e pelo Mosteiro de Santa Marinha da Costa
Promoção: Daniel V. Oliveira, Miguel Azenha, Hélder Sousa, Manuel Cabaleiro, Isabel Maria Fernandes
Modelação digital em BIM: Paulo Monteiro
Reconstituição diacrónica: Manuel Luís Real
Daniel Oliveira
Professor Associado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
13h00
Pausa para almoço
15h00
Comunicações
Santa Marinha da Costa (Guimarães) e a arquitetura áulica em madeira, na Alta Idade Média
Manuel Luís Real
Investigador do CITCEM-FLUP e do IEM-Nova FCSH
"Técnicas construtivas camponesas no Centro Norte de Portugal no tempo de Mumadona Dias"
Catarina Tente
Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Lisboa. Presidente da Direcção do Instituto de Estudos Medievais. Vice-presidente e representante nacional da RURALIA International Association for the Archaeology of Medieval Settlement and Rural Life.
16h00
Apresentação Livro
Mesteres e Mesteirais de Guimarães: séculos XIV e XV.
Corpus documental; autor (seleção, transcrição e estudo introdutório) Aires Fernandes. Edição e Apresentação Arnaldo Melo. Braga e Guimarães: Lab2PT / Universidade do Minho, 2022.
Apresentação: Arnaldo Sousa Melo
Professor Associado com Agregação do Dep. de História; investigador do Lab2PT da Universidade do Minho.
Investigador Principal do Projeto Medcrafts, no âmbito do qual se produziu este livro. Professor e investigador de História Medieval.
Autor: Aires Fernandes
Lab2PT - Universidade do Minho; investigador doutorado em História Medieval.
17h15
Coffee break
17h30
Visita Guiada ao Mosteiro de Santa Marinha da Costa
Professores Manuel Luís Real e Daniel Oliveira
BIOGRAFIAS
Luís Carlos Amaral
Nasceu no Porto, em 1961. É docente do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, investigador do CITCEM-UP e membro do CEHR-UCP. Na referida Faculdade tem lecionado sobretudo unidades curriculares da área de História Medieval de Portugal, História Medieval Ibérica, História Geral da Idade Média e História da Igreja em Portugal. É académico correspondente da Academia Portuguesa da História. No que respeita a temas de investigação, tem privilegiado estudos sobre povoamento e organização social do território (séculos X-XIII), bem como sobre instituições eclesiásticas medievais portuguesas. Ao longo dos anos proferiu conferências tanto em Portugal como no estrangeiro, abordando sempre temas da História e da Cultura medievais portuguesas. Entre os estudos publicados, livros e artigos, destacam-se, entre os mais recentes: Livro de Mumadona. Cartulário do Mosteiro de Guimarães, edição crítica, Lisboa, 2016 (coord.); Um Poder entre Poderes. Nos 900 Anos da Restauração da Diocese do Porto e da Construção do Cabido Portucalense, Porto, 2017 (coord.); Castelo de Guimarães. Livro – Guia do Centro Interpretativo, Guimarães, 2019 (em colaboração com Mário Jorge Barroca); Teresa: a Condessa Rainha, Lisboa, 2020 (2.ª ed., em colaboração com Mário Jorge Barroca); D. Marcos da Cruz. Crónica do Mosteiro de São Salvador de Grijó, Porto, 2023 (em colaboração com Marta Sofia Costa); Igrejas, Poderes e Territórios. Novas perspetivas sobre as relações entre o poder e as Igrejas na Europa medieval (séculos XI-XIV), Porto, 2023 (coord.com Francesco Renzi e Joana Gomes); A medieval “enigma”: About the ecclesiastical trajectory of the Archbishop of Braga and “Antipope” Gregory VIII, Maurice “Bourdin” (11th-12th centuries), Lusitania Sacra, tomo XLVIII, julho-dezembro 2023, (em colaboração com Francesco Renzi).
Manuel Luís Real
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pós-graduado como Bibliotecário-Arquivista, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi Diretor do Departamento de Arquivos da Câmara Municipal do Porto.
Medievalista. Tem publicado estudos de Arte e Arqueologia, assim como sobre a organização do território na Idade Média. É membro do IEM/FCSH-NOVA e do CITCEM/FLUP.
Daniel Oliveira
Daniel V. Oliveira é Professor Associado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
A sua investigação centra-se na alvenaria tradicional e patrimonial, e engenharia sísmica.
Esteve envolvido em mais de 40 projetos de investigação científica e aplicada, tendo supervisionado mais de 120 estudantes de mestrado e doutoramento.
Catarina Tente
Professora Associada com Agregação da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Historia, variante de Arqueologia, em 1997 pela Universidade de Lisboa e obteve o seu mestrado em História e Arqueologia Medieval em 2005 pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2010 doutorou-se em História, especialidade de Arqueologia, pela mesma Universidade. Entre 1998 e 2006 foi técnica superior do Instituto Português de Arqueologia, tendo assumido a sua subdireção entre 2003 e 2006. Desde 2007 que é docente de arqueologia na Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa foi subdiretora adjunta para a área da Investigação entre 2016 a 2021 e subdiretora do Instituto de Estudos Medievais entre 2014 e 2016, sendo, desde março de 2023, Diretora daquele Instituto.
Dirigiu e codirigiu 15 projetos financiados por diferentes entidades públicas e privadas (municípios, FCT, FCG, Fundação La Caixa) e colaborou em oito projetos de investigação, seis dos quais internacionais.
Conduziu 44 campanhas arqueológicas, realizadas fundamentalmente em sítios medievais do centro-norte português. É atualmente vice-presidente e representante nacional da RURALIA International Association for the Archaeology of Medieval Settlement and Rural Life.
Arnaldo Sousa Melo
Professor Associado com Agregação do Dep. de História; Investigador do Lab2PT da Universidade do Minho, Investigador Principal do Projeto Medcrafts, no âmbito do qual se produziu este livro.
Professor e investigador de História Medieval.
Aires Fernandes
Aires Gomes Fernandes é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1999), mestre em História Medieval e do Renascimento pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2004) e doutorado em História da Idade Média pela Universidade de Coimbra (2012). É, atualmente, investigador no Lab2PT, da Universidade do Minho, no âmbito do projeto MedCrafts.
Programa Completo
V Jornadas Históricas