Grupo Coral de Pevidém e Grupo Coral Azurém
Elementos | |
---|---|
Igreja da Misericórdia Largo da Misericórdia, 4800-413 Guimarães | ![]() |
- Concertos
- Guimarães, Cidade Natal
Grupo Coral de Pevidém e Grupo Coral Azurém
21:30
Grupo Coral de Pevidém
O Grupo Coral de Pevidém foi fundado em 1976 por iniciativa do Padre António Lopes, a partir de um grupo de jovens que exerciam várias actividades pastorais na paróquia. É formado por 30 elementos, amadores, que têm as mais diversas profissões e ocupações, situando-se a faixa etária nos 30 anos. O Grupo Coral de Pevidém foi criado com o intuito de solenizar a eucaristia dominical na paróquia, onde, desde a sua formação, habituou as pessoas da região a ouvir os cânticos melodiosos e harmoniosos tão bem executados pelo Grupo Coral de Pevidém. Teve também como seguidor do trabalho executado, o Padre Antunes, o qual projectou o coro fora de portas, nas mais diversas actuações e lhe imprimiu maior qualidade. De referir ainda outro maestro, António Valdemar, embora bastante jovem, conseguiu manter as pisadas dos antecessores, actividade ainda mais intensa e dignificando ainda mais o coral.
Actualmente é dirigido pela maestrina e Directora Artística Professora Dulce Pereira Costa, que desde 1992 está ao serviço do coral e da paróquia. A Maestrina tem desenvolvido um trabalho notável, tanto a nível artístico, como a nível pedagógico, ensaiando semanalmente, fazendo trabalho de voz com vocalizos, expressão facial, colocação de voz, harmonias e timbres dos diversos naipes, levando o coro a um nível acima da média daquilo que nos habituamos a ouvir.
O Grupo Coral de Pevidém participa, regularmente, em encontros de coros, designadamente “Encontro de Coros do Minho” e “Encontro de Coros da Zona Pastoral de Pevidém”, Reisadas, solenização da Eucaristia, na Rádio Televisão Portuguesa, de 1982 a 2007.
Participou nas comemorações do dia do Exército realizadas na cidade de Viseu, em 1998, tendo solenizado a missa de aniversário, em conjunto com o Grupo de sopros da Serra do Pilar, Vila Nova de Gaia, tendo colhido rasgados elogios da hierarquia militar.
No ano de 2008, participou, a convite do Arciprestado de Guimarães, nas jornadas Gualterianas. Também a pedido do arciprestado, solenizou a missa em honra de São Gualter, na cidade de Guimarães, inserida nas festas Gualterianas. Ainda no corrente ano, gravou um CD, a pedido da Câmara Municipal de Guimarães, em conjunto com os coros inscritos na edilidade vimaranense, com os Hinos de Portugal, Guimarães e da Europa.
Em 2009 no âmbito do seu 32 aniversário, teve a visita do Coro Apóstolo Santiago de Vigo (Espanha) onde teve lugar um concerto na Igreja Paroquial de Pevidém . No âmbito da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, participou com a Orquestra Estúdio a 24 de Junho na cerimónia de inauguração da Plataforma das Artes.
O Grupo Coral de Pevidém está inscrito na Câmara Municipal de Guimarães através do programa IMPACTA , sendo solicitado inúmeras vezes, pela edilidade, para concertos de Natal, Páscoa e cerimónias públicas.
Programa
Canção popular da Madeira - Harmonização de M. Simões - Meia Noite Dada
F. Silcher - Inno Per Natale
Harm. Pe Manuel Faria - Embalo
Melodia Inglesa – Harmonização Pe Miguel Carneiro - Natal
Charles Wood - Ding Dong Merrily On High
Franz Grúber - Noite Feliz
Letra de Joaquim Pedro Gonçalves , Música Pe Miguel Carneiro - Reino de Luz
M. Borda - Natal, Natal
Anónimo - Desejo um Bom Natal
Direção Musical - Dulce Pereira Costa
Grupo Coral de Azurém
Remonta ao ano de 1952 a fundação do Grupo Coral de Azurém, que muito deve ao Padre José Fernandes Ribeiro então pároco da freguesia a solidificação deste Coral que conta hoje 69 anos de intensa atividade dedicados à divulgação da música Coral religiosa e profana. De referir também a figura do Dr. Francisco do Nascimento Coutinho Brandão, que de uma forma desprendida mas persistente colaborou na sua consolidação. É contudo com a chegada do saudoso Cónego Dr. Manuel Faria, grande compositor, senão o maior compositor português de música Sacra do século XX, que dedicou a este Grupo os últimos 20 anos da sua vida, que o Coral de Azurém atinge uma forte projeção a nível nacional e internacional. Após o seu falecimento em 1983, sucedeu-lhe na Direção Artística seu sobrinho e afilhado Dr. Boaventura Faria, cargo que por razões profissionais teve de abandonar em Junho de 2007. Durante o largo período em que foi Diretor Artístico o Grupo Coral de Azurém atingiu o grau de qualidade que lhe é reconhecido. Seguiram-se na Direção do Coral por curto período de tempo, a Isabel Trindade e o Professor Hermano Filipe até à chegada do atual Diretor Artístico, Professor Adriano Gonçalves, que no início de 2012 assumiu a Direção Artística do Coral contando presentemente com a colaboração de jovens ensaiadores, nomeadamente Guilherme Moreira e também do jovem Pianista Simão Neto. Não sendo possível fazer-se aqui (por demasiado longa) uma resenha das suas atividades ao longo dos 69 anos de história referimos todavia algumas das suas mais expressivas atuações: Sagração de Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, como Bispo Auxiliar de Braga; inauguração do Centro Apostólico do Sameiro; celebração dos 900 anos da Sé Catedral de Braga; participação no solene Te-Deum, nas comemorações do Dia de Portugal na Sé de Braga, transmitido diretamente pela RTP; participação na cerimónia de entrega da Rosa de Ouro à Senhora do Sameiro, por Sua Santidade o Papa João Paulo II cerimónias estas igualmente transmitidas diretamente para todo o mundo católico, pela TVI. Organizou na cidade de Guimarães o II Encontro de Coros do Minho em 1993 e o XVIII no ano de 2013; participou nos vários Encontros de Coros do Minho; nos Encontros de Coros do Norte de Portugal; IX Encontro de Coros de Viseu; XII festival de Coros do Algarve e IX encontro Internacional de Coros de Faro, para além da participação em Concertos em praticamente todas as cidades do país. A nível internacional, destaque para os Concertos efetuados nas cidades espanholas de Orence, Celanova, Salamanca, Cariño, Santiago de Compostela e Ceuta, tendo também representado o nosso País nas festas Corais de Brive, em França no ano de 1993. Em 2002, ano em que o Grupo Coral de Azurém completou meio século de existência, na sessão solene comemorativa do Dia Um de Portugal, recebeu da Câmara Municipal de Guimarães, a Medalha de Mérito Cultural, em ouro.
Programa
G. F. Haendel - Benedicat Vobis
Harm. Sampaio Ribeiro - O Menino está dormindo
Harm. Sampaio Ribeiro- Natal de Elvas
Anónimo Tradicional Inglês - The First Nowell
Becki Slagle Mayo - All on the Silent Night
Roy Ringwald - Natal Branco
Patricia Mock - É Sempre Natal
Victor C. Johnson - African Noel
Direção Musical - Adriano Gonçalves
- Organização
Município de Guimarães
Apoio
Santa Casa da Misericórdia de Guimarães - Entrada | gratuita, até ao limite da lotação do espaço.
Duração aproximada | 60 minutos
Classificação Etária | M/6
Uso obrigatório de máscaraApresentação obrigatória de:
Certificado Digital COVID da UE
ou
Comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias
ou
Comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo
Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021, de 27/11Direitos reservados
Texto e Imagem
Largo da Misericórdia,
4800-413 Guimarães